Mobilidade para Transporte Colectivo de Crianças em Lisboa
Para: Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Tendo sido aprovada a circulação de motas nos corredores Bus, é com indignação que constatamos que os veículos agora autorizados não incluem os Transportes Colectivos de Crianças. Ora, cada carrinha licenciada para o efeito transporta diariamente, em horários de maior congestionamento de trânsito em Lisboa, cerca de 20 crianças. É fácil concluir que se estas viaturas transportam crianças em grupos, são inúmeros carros - os dos pais - que não circulam na cidade e nas imediações das Escolas.
Além de ser um meio eficaz, seguro e mais ecológico (por ser colectivo) de movimentar as crianças nos percursos diários Casa-Escola, Escola-Casa, Escola- actividades, actividades- Casa, etc. É SOBRETUDO um meio de transporte que contribui para a redução do trânsito no centro da cidade, optimizando os percursos que de outra forma seria feitos por cada um dos pais das cerca de 20 crianças que transportamos diariamente.
Ora, transportamos crianças desde os 4 meses de idade até aos 16 anos. Estas crianças teriam muito a ganhar em termos de qualidade de vida se os seus trajectos pudessem demorar 10 a 20 minutos em vez de 1 hora por estarmos presos no trânsito.
Deveria ser uma prioridade para a CML permitir que carrinhas devidamente licenciadas pudessem fazer a entrega destas crianças o mais brevemente possível, em condições de segurança e conforto.
A autorização para circulação nas faixas BUS permitiria entregar as crianças mais rápido, consequentemente permitiria transportar MAIS crianças, evitando que mais pais utilizassem meios próprios para fazer estes trajectos diariamente.
Agradecemos a v/ adesão à Petição e temos a expectativa que, face ao exposto, possamos contar com a CML para incluir Veículos TCC na lista dos veículos autorizados a circular na faixa BUS da cidade de Lisboa.