Petição Defesa e Proteção mais rígida do Lobo Ibérico . Abate não é solução!
Para: Exmº Presidente da República/ Exmº ICNF/ Exª Secretaria-Geral do Ambiente/
Vimos por este meio pedir que protegem mais
rigidamente o
Lobo-Ibérico( Canis Lúpus Signatus )evitando leis como em Espanha.
Em Espanha já implementaram a lei para abate do mesmo. A natureza tem o seu ciclo e em casos como este cães de guarda de rebanhos seriam uma das soluções. Normalmente o lobo só desce até à zona da população por falta de alimento muita vezes derivada de doenças de animais selvagens que são a sua dieta. Do nosso conhecimento não há um único caso de ataque a humanos
As perdas para os pastores e criadores de animais muitas vezes dá lugar a uma caça ao Lobo-Ibérico que alertamos é uma espécie protegida pelo estatuto de proteção europeu.
Se a lei for aprovada em Portugal em pouco tempo a extinção será inevitável.
É necessário portanto ,reforçar a lei de proteção e criar soluções. O abate não é opção!
Reforçamos ainda que o Lobo-Ibérico é considerado por muito como o símbolo de Portugal.
ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO
A subespécie existente na Península Ibérica, Canis lupus signatus (Cabrera 1907), possui em Portugal o estatuto de Em Perigo (Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal), sendo abrangida por legislação nacional específica - Lei n.º 90/88, de 13 de agosto, e Decreto-Lei n.º 54/2016, de 25 de agosto -, que lhe confere o Estatuto de Espécie Protegida.
A espécie é protegida no espaço europeu pela Diretiva Habitats (artigo 2.3 da Diretiva 92/43/CEE), estando classificada como Espécie Prioritária nos Anexos II e IV da Diretiva. Os habitats do lobo estão parcialmente listados no Anexo I da Diretiva.
O lobo-ibérico é também abrangido pela Convenção de Berna (Anexo II), Convenção de WASHINGTON - CITES (Anexo II-C2) e Convenção sobre a Diversidade Biológica.