Pedido de legislação para proibir o acesso e uso de plataformas sociais a menores de 16 anos
Para: Assembleia da República
Há um ano e meio atrás a minha filha de 14 anos andou a receber e a trocar mensagens via plataforma Discord e what’s up e YouTube com um perfil falso em que tinha a fotografia de uma criança da mesma idade como aliciamento. Ao fim de um ano e meio já lhe haviam sido pedido fotografias ( afortunadamente ela nunca as enviou despida) e já lhe haviam sido enviado fotografias pornograficas e convite para sair do país.
Embora ela tivesse conhecimento do perigo desde que lhe foi dado acesso à internet e um telefone, isso não impediu que ela durante um ano e meio achasse que estava a falar com alguém da mesma idade e amiga. O telefone foi lhe confiscado e retirado o acesso à plataforma não sem antes ter havido grandes problemas na família.
Hoje, dei por mim a verificar mensagens que o meu filho de 12 anos recebe por jogar no Roblox via outra vez a mesma app Discord. Todo o conteúdo do chat vinha novamente de uma fotografia de um menino estrangeiro talvez da mesma idade do meu, sem que nada a indicar que seja um perfil de um adulto, com a excepção de que todo chat era de conteúdo racista e xenófobo com símbolos nazis em que dizia non stop kill backs, kills gays, kill nigas.
Se a primeira linha de batalha está nos pais e no combate à ignorância ( que como eu não sabia nem percebia nada de Roblox ou de Discord e mim era apenas um site de jogos), a outra linha de batalha deve estar na parte do legislador.
Se os pais ainda não perceberam o perigos destas plataformas juntamente com as crianças, quando há sinal de alarme por todo e por todo o mundo, então os legisladores e as pessoas com assento parlamentar devem legislar no sentido não só de proibir o uso de telemóvel nas escolas até ao 12 ano, como também proibir o acesso a plataformas sociais de pelo menos a menores de 16 anos.
Talvez quando haja essa legislação não só os pais percebam as características desta realidade e como pode ser nefasta para as nossa crianças e em última instância sociedade.
Porque ora imaginemos as consequências mais perigosas que estas mensagens teriam na minha família. Uma criança vítima de pedofilia fugida de casa, e uma outra a desenvolver discurso de ódio e aliciada a cometer crimes.
Por isso, resolvi na qualidade de cidadã e mãe pedir a vossa ajuda para que possamos alertar para necessidade junto aos partidos com assento parlamentar de criar uma legislação que proíba o acesso a plataformas sociais a menores de 16 anos e o uso de telemóvel nas escolas, públicas e privadas até ao 12 ano.
E também uma melhor definição de plataformas sociais nomeadamente as plataformas de jogos, como Roblox, que tem uma grande componente de interação social e que fazem uso de plataformas de Chat, como a Discord.
São precisas 7500 assinaturas. Espero que está causa faça sentido a toda sociedade e que juntos possamos dizer os riscos que os nossos filhos estão a ter por falta de legislação que os proteja.