Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Idade de ingresso no 1º Ciclo aos 7 anos

Para: Assembleia da República

“…as crianças…aos 7 anos são capazes de programar um computador, mas não sabem atar os sapatos…”
- Carlos Neto
A decisão de as crianças ingressarem no 1º ciclo (primeiro ano de escolaridade) aos 7 anos tem várias razões baseadas no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e motor da criança, bem como na legislação e orientações educacionais. Aqui estão alguns dos principais motivos:
1. Desenvolvimento Cognitivo e Emocional: Aos 7 anos, as crianças tendem a ter um maior grau de maturidade em termos de capacidades cognitivas e emocionais. Elas já são capazes de concentrar-se por períodos mais longos, lidar com as frustrações e entender conceitos mais complexos. O desenvolvimento da linguagem e a capacidade de resolver problemas começam a estar mais desenvolvidos a essa idade.
2. Capacidade de Aprender de Forma Formal: Embora as crianças de 6 anos já possam aprender muito, o 1º ciclo exige uma capacidade de concentração, organização e habilidades motoras mais avançadas do que o que é tipicamente esperado em crianças mais novas. A transição de um ensino mais lúdico para uma abordagem mais formal de ensino torna-se mais fácil aos 7 anos.
3. Desenvolvimento Motor: Muitas crianças de 6 anos ainda estão no processo de desenvolvimento das suas habilidades motoras finas (como segurar um lápis corretamente, escrever, recortar com tesoura). Esse desenvolvimento é melhor por volta dos 7 anos, permitindo um melhor desempenho nas atividades escolares. Aos 7 anos prevê-se uma maior maturidade emocional e motora e, consecutivamente maior facilidade e fluidez nas diferentes áreas curriculares e de vida.
4. Equilíbrio entre a Aprendizagem Curricular e o Jogo: Durante os primeiros anos de vida, o jogo é uma forma essencial de aprendizagem. Aos 7 anos, a criança já passou por um período de socialização e aprendizagem informal, e o 1º ciclo pode ser visto como uma fase de transição para o desenvolvimento acadêmico, onde o ensino formal começa a ser mais estruturado.
5. Base Legal: Em muitos países, a legislação escolar define que a idade mínima para o ingresso no 1º ciclo seja aos 7 anos. A ideia é garantir que as crianças estejam preparadas para o tipo de aprendizagem que será exigido, além de proporcionar uma maior igualdade de oportunidades para todos.
6. Adaptabilidade Social e Comportamental: Aos 7 anos, as crianças estão mais preparadas para se adaptar ao ambiente escolar em termos de regras sociais, convivência com os colegas, autonomia e a capacidade de lidar com uma estrutura mais rígida. A maturidade emocional necessária para lidar com os desafios do ambiente escolar, como a separação dos pais e o cumprimento de horários, está mais desenvolvida.
Alguns países onde isto acontece: Bulgaria, Estonia, Finlandia, Latvia, Lituania, Polónia, Serbia, Suécia.
Coincidentemente são os países com melhores resultados académicos.
Resumidamente, essa idade foi considerada em vários estudos em diferentes países, como a mais apropriada para equilibrar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, facilitando a adaptação das crianças ao novo contexto escolar e favorecendo tanto a aprendizagem como o bem-estar. Ao estarem mais aptas para o contexto do 1ºciclo, com maior autorregulação, atenção, menos hiperatividade, prevê-se que as necessidades terapêuticas, nomeadamente a terapia da fala, psicologia, terapia ocupacional e psicomotricidade, reduzam substancialmente, não apenas em número como em complexidade.






Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 14 março 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
119 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.