Petição para permitir o transporte de cães em autocarros em Lisboa
Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Exmo. Sr. Presidente da Carris
Nós, abaixo-assinados, dirigimo-nos a V. Exas. para solicitar a revisão das regras que proíbem o transporte de cães de médio e grande porte (acima de 10 kg) nos autocarros da cidade de Lisboa. Actualmente, essa restrição impõe desafios significativos para os detentores de animais de estimação, dificultando a sua mobilidade e contrariando as campanhas que incentivam o bem-estar animal e a responsabilidade dos donos.
Muitos bairros de Lisboa encontram-se afastados de estações de comboio ou metro, tornando-se praticamente impossível para os detentores de cães de maior porte deslocarem-se com os seus animais sem um veículo próprio. Considerando que há diversas iniciativas que promovem a permanência dos animais junto às suas famílias e desaconselham deixá-los sozinhos por longos períodos, a proibição do transporte de cães em autocarros torna-se um entrave ao cumprimento dessas directrizes.
Compreendemos a necessidade de manter a segurança e o conforto de todos os passageiros. No entanto, diversas cidades europeias já implementaram políticas que permitem o transporte de cães de médio e grande porte nos transportes públicos, desde que sigam regras específicas, como o uso de trela curta e açaime, quando necessário. Lisboa, sendo uma cidade moderna e inclusiva, deve seguir esse exemplo e adaptar a sua regulamentação para permitir que mais cidadãos se desloquem com os seus animais de forma segura e responsável.
Assim, solicitamos que seja reconsiderada a actual proibição e que sejam estabelecidas directrizes que permitam o transporte de cães de médio e grande porte nos autocarros, garantindo o direito à mobilidade dos seus detentores e promovendo uma cidade mais acessível para todos.
Contamos com a vossa atenção e aguardamos uma resposta positiva a esta petição.
Atentamente,
Alisa Korshunova.