Pedido do aumento da Prestação Social de Inclusão, destinado a pessoas com mais de 60% de incapacidade comprovada
Para: Ex.mo Senhor presidente da Assembleia da República, Ex.mo da República, Ex.mo primeiro-ministro
Venho por este meio representar os milhares de pessoas com incapacidade acima dos 60% comprovada e que recebemos somente a prestação social de inclusão, que este ano nem aumento teve! O valor do IAS aumentou este ano, a prestação social de inclusão era de todo o direito ter sido aumentada, até porque existiram anos em que esta prestação não teve aumento algum, como foi o caso deste ano, extremamente injusto, porque o valor recebido é de apenas de 316,33€, mesmo a pessoa tendo incapacidade alta, não estando apta para trabalhar, comprovado por relatórios médicos, com o certificado multiuso passado pela junta médica, tudo feito correctamente, e com a segurança social a afirmar que a pessoa não está apta para trabalhar nem descontar.
Não podemos fazer as nossas contribuições pelo seguro social voluntário, porque não estamos muitos de nós aptos para trabalhar, sem aumentos, sem subsídios de férias nem de Natal, sem podermos assegurar a nossa velhice, como podemos sobreviver neste país, que está cada vez mais caro e difícil de se viver?
O complemento do PSI depende do rendimento do agregado familiar, basta uma pessoa receber o ordenado mínimo que o complemento do PSI para uma pessoa com incapacidade e não estando apta para trabalhar para vir deferido a 0€, quando sabemos o que significa por lei o ordenado mínimo nacional.
É por justiça social que se vem pedir que a Prestação Social de inclusão, que o valor base seja aumentado este ano, que o complemento do PSI consiga abranger pelo menos quem não está apto para trabalhar e nem a pensão de invalidez pode obter. As pessoas com incapacidade, também comem, também pagam despesas na farmácia, em casa, também têm de poder sobreviver e poder pagar as suas contas dignamente. É revoltante ver o Rendimento social de inserção ser aumentado, e uma prestação tão importante como o PSI ser completamente desvalorizada. Nós votamos em Portugal, nós nascemos cá e o governo e segurança social devem cuidar de quem tem incapacidade, de quem nem pode por motivos de saúde trabalhar, nem assegurar a sua velhice no futuro.
Que seja reposto o que é de direito, que é o aumento da prestação social de inclusão para pessoas com incapacidade acima dos 60%. Já existiram anos sem aumentos, não podemos permitir mais isso.
Os melhores cumprimentos
Os portadores de incapacidade de 60% ou mais.
|
Assinaram a petição
24
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|