Por um centro histórico de Beja seguro e atrativo
Para: Todos os cidadãos
Nós, abaixo-assinados, cidadãos preocupados com o desenvolvimento e bem-estar da cidade de Beja, manifestamos a nossa oposição/discórdia à instalação de um novo centro de alojamento de emergência social na proximidade do centro da cidade, do comércio e dos serviços locais.
Reconhecemos a importância de iniciativas de apoio social para pessoas em situação de vulnerabilidade, mas consideramos que a localização que veio a público e referenciada como sendo o edifício da Casa Ribeiro, situado em Rua de Infantaria não é adequada, pois pode impactar negativamente a segurança, o comércio local e a sua atividade económica, assim como o turismo e a qualidade de vida dos moradores e trabalhadores.
Os principais motivos da nossa oposição são:
???Impacto no Comércio, turismo e nos serviços - A proximidade do centro da cidade pode afetar o ambiente comercial, desincentivando clientes, turismo e prejudicando negócios locais.
???Segurança e bem-estar da comunidade - A instalação deste centro pode trazer desafios relacionados à segurança pública, afetando moradores, comerciantes e frequentadores da área.
Alternativas mais adequadas - Defendemos que este tipo de estrutura seja assente numa estratégia concertada entre as partes interessadas e instalado num espaço que possa albergar, acompanhar e integrar de forma coerente vários serviços e estratégias de inclusão social e num espaço âncora que favoreça boas práticas para apoio social, garantindo assistência digna sem comprometer o desenvolvimento económico e social do centro da cidade de Beja.
Face ao exposto, solicitamos às autoridades competentes envolvidas neste processo que tenham em conta a futura localização do CAES 2.0 e encontrem uma solução que equilibre a necessidade de assistência social com a preservação da qualidade de vida e da economia local.
Pedimos o apoio de todos os cidadãos que compartilham desta preocupação para assinar este abaixo-assinado e reforçar a nossa posição junto das entidades responsáveis.