Sensibilizar a Câmara Municipal de Sesimbra para os perigos do uso do RoundUp
Para: Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra
Exmos Sr Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, recentemente demos conta que foi efectuado o corte de ervas e plantas dos passeios em diversas localidades de forma mecânica, mas infelizmente poucos dias depois foi também aplicado um herbicida perigoso. A Câmara Municipal de Sesimbra escolheu o herbicida mais voraz e perigoso que existe. O Roundup é um herbicida perigoso e provado como altamente cancerígeno para quem entra em contacto com ele. Foi banido em muitos estados dos Estados Unidos e está com inúmeros processos judiciais em tribunal por indemnizações por danos à saúde de quem manipula o Roundup.
A União Europeia já por várias vezes tentou proibir o uso deste herbicida mas os interesses da agência que detém a marca, que é a Bayer, tem sido capaz de exercer a sua força e determinação.
O roundup como muitos dos herbicidas infiltra-se nos solos e segue pelos cursos de agua chegando ao mar e afetando plantas marinhas e peixes.
É importante que se encontre uma alternativa a este produto perigoso para pessoas e animais que pode muito bem ser o simples corte mecânico.
Existem herbicidas biologicos, aceitariamos esta alternativa ou então apenas o Corte.