Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Proposta de atribuição do nome "Avenida Padre João Mónica da Rocha" à atual Estrada Nacional 109 na Freguesia de Calvão

Para: Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia da Freguesia de Calvão

Com a presente petição, pretendemos submeter à consideração da Assembleia de Freguesia de Calvão a proposta para que a atual Estrada Nacional 109, principal via que atravessa esta Freguesia, passe a denominar-se "Avenida Padre João Mónica da Rocha".

O Padre João Mónica da Rocha foi uma figura ímpar na história da nossa comunidade. Natural de Calvão, destacou-se não apenas pelo seu percurso eclesiástico, mas sobretudo pelo impacto inestimável que teve na formação de milhares de jovens enquanto Diretor do Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação. O seu legado estende-se muito além das fronteiras da nossa freguesia, sendo amplamente reconhecido como um pedagogo dedicado, um líder inspirador e um exemplo de valores humanos e cristãos.

Sob a sua liderança, o Colégio de Calvão consolidou-se como um dos mais respeitados estabelecimentos de ensino da região, promovendo não só a excelência académica, mas também a formação cívica e ética dos seus alunos. A sua visão e dedicação incansável ao serviço da educação e da comunidade tornaram-no numa referência incontornável para gerações de estudantes e respetivas famílias.

Para além da sua influência educativa, o Padre João Mónica da Rocha foi uma personalidade profundamente humanista, cuja bondade, integridade e espírito de serviço deixaram uma marca indelével em todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer. Foi um verdadeiro pilar da comunidade, alguém que sempre colocou o bem comum acima dos interesses pessoais e que, com o seu exemplo, moldou positivamente a vida de inúmeras pessoas.

Dado o seu inquestionável contributo para o desenvolvimento da freguesia e o seu legado imortal na área da educação e formação de cidadãos, acreditamos ser da mais elementar justiça que o seu nome seja perpetuado na principal via da nossa terra. Esta homenagem não apenas o reconheceria como uma figura ímpar de Calvão, mas também serviria de inspiração para as gerações futuras.

Assim, submeteremos à apreciação desta Assembleia de Freguesia a proposta de alteração da designação da atual Estrada Nacional 109 para "Avenida Padre João Mónica da Rocha", esperando que esta mereça a concordância dos senhores membros e venha a ser encaminhada para as entidades competentes para a sua concretização.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 12 fevereiro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
82 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.