Para que o novo Multiusos de Fitares receba o nome Espaço Multiusos José Lopes
Para: Câmara Municipal de Sintra
José Lopes (1958 – 2019) afirmava que “ser ator é mais do que uma profissão, é uma condição.”
Morador na Freguesia de Rio de Mouro, morou durante anos na Rua das Giestas, à frente do local onde nascerá o novo Espaço Multiusos de Fitares. O ator, guitarrista e professor era definido pelos seus pares como “um diamante” e uma pessoa de “imensa humanidade”. Participou em peças como Os Negros, de Jean Genet, com encenação de Rogério de Carvalho, Epopeia de Gilgamesh, com tradução de Pedro Tamen e encenação de Adolfo Gutkin ou a Vida e Morte de Bamba, de Lope de Vega, que Luis Miguel Cintra encenou em 1989. Colaborava na Escola Superior de Teatro e Cinema, na disciplina de direcção de actores.
Por isso, nós abaixo-assinados, sugerimos ao executivo da Câmara Municipal de Sintra e à Junta de Freguesia de Rio de Mouro que batize o novo teatro multiusos de Fitares com o nome de José Lopes, de modo a honrar a sua vida, a sua paixão pela cultura e pela disponibilidade que sempre demonstrou a partilhar com os mais novos o seu conhecimento e saber.
Esta é a oportunidade para, de forma simbólica, transformar o futuro Espaço Multiusos de Fitares num espaço de partilha artística entre as diferentes gerações e, ao mesmo tempo, dar uma nova forma física à condição de José Lopes: ator.