Pela ampliação e reestruturação do Centro de Saúde e construção de uma nova Unidade de Saúde em Fernão Ferro!
Para: À Assembleia da República Ao Sr. Presidente da República Ao Sr. Primeiro Ministro Ao Sr. Ministro da Saúde
A Constituição Portuguesa incumbe o estado de assegurar o direito à saúde, garantindo a todos os cidadãos cuidados de saúde adequados e de proximidade.
A Freguesia de Fernão Ferro cresceu e está a crescer, a variação da População residente nesta Freguesia entre 2011 e 2021 foi de 21%, sendo mais do dobro da variação das restantes freguesias todas juntas (9,59%)(Censos 2021).
Ao nível da saúde, segundo dados de Junho de 2024, do Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde primários, na Unidade de Saúde de Fernão Ferro, estão inscritos 13.788 utentes, de uma população residente de 20.754 (Censos 2021). Significa isto que 6966 pessoas não têm acesso a cuidados de saúde na freguesia. Sendo uma freguesia com uma vasta área geográfica, muitos idosos têm de se deslocar até outras freguesias para terem acesso a cuidados de saúde.
A Unidade de Saúde de Fernão Ferro carece de reabilitação, ampliação e reestruturação, pois não garante hoje a resposta de qualidade às necessidades crescentes da população da freguesia. É fundamental efetivar a construção de um novo Edifício, para responder às necessidades dos cerca de 7000 utentes sem equipa de família neste Centro de Saúde.
Assim, nós, abaixo assinados, utentes, fregueses e profissionais de saúde, reivindicamos ao Ministério da Saúde a necessidade urgente de ampliação da atual unidade de Saúde e a construção de um novo Centro de Saúde, em Fernão Ferro.