Pelo regresso da Bandeira Azul e Branca: Um símbolo de união e identidade nacional
Para: Presidente da República Portuguesa; Assembleia da República; Primeiro-Ministro de Portugal; Ministério da Cultura; Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses; Cidadãos Portugueses
Ao longo da nossa história, a bandeira azul e branca tem sido um poderoso símbolo da identidade portuguesa, representando a coragem, a unidade e a resiliência do nosso povo. Embora esteja associada ao período monárquico, este emblema transcende qualquer regime e reflete um legado cultural que pertence a todos os portugueses, independentemente de ideologias ou posições políticas.
Propomos, por isso, o regresso da antiga bandeira azul e branca como legítima bandeira nacional, com as adaptações necessárias – nomeadamente a remoção dos símbolos monárquicos – para refletir os valores de um Portugal democrático e plural. Acreditamos que este gesto uniria o passado e o presente, honrando a nossa história sem comprometer os princípios republicanos que hoje defendemos.
Ao adotarmos este símbolo histórico, reafirmamos o nosso orgulho nas raízes que nos unem e celebramos uma herança que nos define como povo único. Junte-se a esta causa pela memória e pela identidade nacional.