Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Cardo Máximo

Para: Câmara Municipal de Viseu

Como docente da Escola Superior Agrária de Viseu tenho apostado na planta do cardo por questões de tradição pelas suas flores serem usadas na coagulação do queijo Serra da Estrela DOP, mas também por questões de futuro tratando-se de uma espécie muito resiliente às alterações climáticas e com um enorme potencial de aplicações multifuncionais nas mais variadas vertentes. Não nos esqueçamos que as alterações climáticas também se irão registar na região de Viseu, lembremo-nos do caso inacreditável do transporte de água por camião para a barragem de Fagilde no ano de 2017. Nesta lógica, muito recentemente, nos separadores da estrada à frente do Palácio do Gelo substituíram a relva por arbustos que ajudarão na expectativa do município poupar 30% de água da rega. O campo de cardo ao lado é o exemplo mais cabal para aprendermos como as plantas se vão adaptar às exigentes condições climáticas de futuro.
Este é um trabalho de 15 anos de estudos e trabalhos árduos de alunos, colaboradores agrícolas e docentes da ESAV e do IPV que permitiu a ESAV ser hoje uma referência mundial no cardo por mérito próprio e que permitiu a concretização de uma vasta lista de projetos no âmbito do Proder e outros programas europeus onde se incluem os projetos Qclasse, iCheese, Mobfood, Lightwood, Procardo, BCheeSE alguns ainda em curso e outros mais já candidatados, em colaboração com universidades, institutos politécnicos e centros de investigação de Itália, Espanha e Portugal.
Acabei de saber que por uma estratégia tripartida onde se inclui a Câmara Municipal de Viseu, que 15 anos no cardo vão ser trocados por um parque de estacionamento de 150 lugares, são dez lugares por cada ano de trabalho árduo, competente dos nossos alunos, colaboradores agrícolas e docentes.
Por coincidência Viseu foi a cidade organizadora do World Cheese Awards que elegeu como melhor queijo do mundo, um queijo produzido na Soalheira com flor de cardo como agente coagulante.
Pensando no Paisagismo e ordenamento do território e da cidade, a ESAV está localizada numa zona vital para a cidade de Viseu na fronteira entre a zona periurbana e o espaço rural provendo uma zona de proteção para a cidade. Recordamo-nos dos incêndios nas cidades do Funchal e Setúbal que entraram pela cidade dentro com consequências dramáticas. Pois esta é uma funções desta zona e desta espécie por estar muito bem adaptada às alterações climáticas. Há muitos anos apresentamos um projeto de ordenamento paisagístico na Câmara de Viseu cujo núcleo do projeto era a lagoa da garça e o ecossistema envolvente com espécies de cariz ripícola com amieiros, salgueiros e freixos, criando um espaço verde para a cidade de usufruto público do lado sul da cidade onde não existe nenhum espaço verde público importante para fechar a cintura verde da cidade.
Por ora são 150 lugares de estacionamento mas depois pretendem chegar aos 500 lugares com a justificação de reduzir os custos de remoção de entulho de uma obra que irá surgir nas proximidades. Quero referir que esta é uma petição realizada a título individual que em nada compromete as instituições às quais estou ligado. Eu não faço parte do sistema mas também não me assumo antissistema por natureza. Considero que esta não é uma questão que me afeta pessoalmente, mas sinto que é uma perda para a cidade com um todo.
Apelo ao bom senso porque esta não é seguramente uma boa opção para a cidade e é a altura para olhar para a ESAV com toda a sua envolvência como um núcleo de importância vital para o futuro da cidade.
  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em 28 de janeiro de 2025

    Esta petição foi encerrada após esclarecimento da Câmara Municipal de Viseu afirmar que não tem qualquer conhecimento sobre o que se irá realizar naqueles terrenos por tratar-se de uma relação entre dois privados sobre a qual a Câmara Municipal de Viseu não tem que opinar. Iremos procurar agilizar em tempo útil a retirada dos cardos para um "porto seguro" com os meios que temos ao nosso alcance, antes de se iniciarem as obras, para que consigamos prosseguir com os nossos projetos e não defraudar as expectativas dos privados que têm a legitimidade de poderem fazer o que bem entenderem. Esta foi uma ação individual que não teve qualquer intenção de prejudicar o Município de Viseu, nem o Instituto Politécnico de Viseu que não está vinculado à minha opinião, nem os privados envolvidos.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 25 janeiro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2 280 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.