Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra o regresso de "Sorte de Varas" aos Açores

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores; Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores,
Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional

No dia 24 de janeiro de 2025, foi avançado no Fórum Mundial da Cultura Taurina a possibilidade de se regressar à “sorte de varas”, também conhecidas como “corridas picadas” na região.

A “sorte de varas", consiste em picar o touro de forma bastante violenta, causando graves lacerações e danos musculares e neurológicos, assim como tem consequências nos cavalos que acabam por sofrer danos físicos, com cornadas que podem causar eviscerações e outros danos graves, colocando em causa a sua vida.

Ora, isto é uma forma de crueldade e tortura que não se coaduna com as declarações do Sr. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação dos Açores, António Ventura, que afirma que a tourada é a melhor escola de cidadania que conhece.

Voltar a legalizar este tipo de violência é um enorme retrocesso civilizacional, ainda mais quando se tenta passar uma imagem dos Açores como destino de natureza e de bem-estar animal.

Para além disso, o Sr. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação dos Açores desafiou a Comissão que organiza o 4º Fórum Mundial da Cultura Taurina a “sondar e avaliar a possibilidade de este assunto voltar ao parlamento regional”, uma vez que vê vantagens na atual “arquitetura política parlamentar”.

Recorde-se que esta matéria foi aprovada no Parlamento açoriano em 2002, mas enviada para o Tribunal Constitucional, que a rejeitou.

Em 2009, a proposta voltou a ser votada no parlamento dos Açores, tendo sido rejeitada com 26 votos a favor, 28 contra e duas abstenções.

Perante tudo isto e porque devemos caminhar para garantir avanços civilizacionais que tenham em conta o real bem-estar animal, os peticionários solicitam que esta matéria não tenha o parecer positivo dos vários partidos que compõem a Assembleia Legislativa Regional dos Açores e que não se volte a legalizar um ato bárbaro deste tipo.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 25 janeiro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2 267 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.