Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo Ambiente! Contra o projeto de construção de uma estação de Dessalinização na praia da falésia

Para: Exmo Senhor Presidente da Republica, Professor Marcelo Rebelo de Sousa,

Abaixo-Assinado

Pela defesa dos direitos históricos da Pesca no Algarve - Contra a instalação da estação de dessalinização na praia da falésia, projeto que está a ser previsto à margem das comunidades e sem sustentação económica, social ou ambiental devidamente demonstrados.
A pesca, na região algarvia tem uma importância fundamental para a economia local e nacional (não fosse o peixe o produto alimentar mais exportado por Portugal).
O setor tem a consciência de que é importante a problemática da água, que no Algarve tem sido um problema que agravou nos últimos anos. O que não podemos aceitar é que um projeto leve à extinção de uma atividade em grande parte da região!
O projeto está previsto para uma das praias de excelência do Algarve- a Falésia.
A escassas milhas está situado o Parque Marinho do Algarve, santuário de muitas espécies de interesse científico e comercial (parque marinho da pedra do valado). Este parque marinho e todo investimento decorrente da sua implementação está em causa com a eventual implementação de uma estação de dessalinização.
A QUARPESCA, após diálogo com pescadores Espanhóis de zonas onde projetos semelhantes foram implementados concluiu facilmente que os mesmos acabaram com a atividade nas áreas onde surgiram.
O efeito decorrente do tratamento da água, tem um preço elevado para o ambiente. São usados químicos, e o excesso de salinidade atira para fora da zona todas as espécies vivas, especialmente os bivalves, que são importantíssimos na cadeia alimentar da maioria das espécies.
A descarga no mar destes materiais, juntamente ao sal decorrente do processo de dessalinização altera dramaticamente o espaço onde existe o habitat de imensas espécies marinhas.
Existem alternativas à implementação deste projeto. Rigor no controle das perdas da rede pública e aproveitamento da água da chuva através de estruturas de captação (é preciso assumir que chove num dia hoje o que chovia num mês há anos).
O setor da Pesca do Algarve promove este abaixo-assinado para que todos os agentes envolvidos fiquem conscientes das dificuldades crescentes que o setor atravessa, da indignação dos seus profissionais, empresas e organizações representativas, do empobrecimento das comunidades piscatórias, exigindo medidas que possam inverter o cenário atual, conferindo futuro ao setor e a quem dele depende.
Os cidadãos, abaixo-assinados, subscrevem o presente documento porque consideram necessária a resolução e encerramento do projeto supramencionado.
Depois de recolhidas estas assinaturas, elas serão enviadas à CCDR Algarve, ao Governo Nacional, às autarquias mais afetadas pelos impactos decorrentes desta situação e às forças políticas representadas na Assembleia da República, em particular ao senhor presidente da república.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 23 janeiro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
679 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.