ABAIXO-ASSINADO - PELA RESOLUÇÃO DA FALTA DE MÉDICOS NA USF MATRIZ (ARRAIOLOS)
Para: Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULS AC)
O contínuo desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde tem efeitos a todas as escalas e nos serviços de proximidade garantidos pelas Unidades de Saúde Familiar (USF) esse desinvestimento e impacto é gritante.
No caso do Concelho de Arraiolos, entre o quadro de profissionais médicos necessários para o regular funcionamento da USF Matriz, num total de 5, apenas 1 desempenha, no presente momento, funções a tempo inteiro. A falta de médicos no quadro tenta ser minorada por médicos tarefeiros e por uma empresa contratada para a realização de consultas abertas, pese embora claramente insuficiente face às necessidades, pondo portanto em causa o regular funcionamento das consultas de saúde primária e das consultas abertas nesta unidade.
Dada a gravidade da situação é urgente que os Arraiolenses possam voltar a ter acesso regular a médicos de família.
Exige-se o funcionamento regular da consulta aberta, dos cuidados médicos nas extensões das diversas localidades, a redução dos tempos de espera para consultas e o reforço das ações para uma saúde de proximidade e de prevenção, com condições para todos os profissionais que ali trabalham. Aliás, são estes profissionais, muitas vezes com esforço pessoal, que garantem o funcionamento da USF, mesmo que deficitário face à falta de recursos humanos. e daí expressamos desde já a nossa solidariedade com os mesmos.
Exige-se que a legislação contemple discriminação positiva para os territórios de baixa densidade populacional, incentivando a fixação de médicos nestes territórios.
Movimento de utentes do concelho de Arraiolos - serviços públicos, saúde e educação
Os exemplos de dificuldades de acesso ao médico de família para consultas de saúde primária e consultas abertas, e o reencaminhamento dos utentes para USF e Hospitais de localidades vizinhas prejudicam a população e criam dificuldades no regular funcionamento dessas unidades.
Pelo exposto, o "Movimento de utentes do concelho de Arraiolos - serviços públicos, saúde e educação", dando continuidade da sua ação em defesa dos serviços públicos no concelho de Arraiolos, e os cidadãos abaixo-assinados reclamam à Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULS AC) e ao Ministério da Saúde para que se tomem as medidas necessárias: para a colocação imediata de médicos na USF Matriz de forma a garantir o regular funcionamento dos serviços de proximidade e acompanhamento que garantam aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços.
Sem médico de família, sem médicos na “consulta aberta” está em causa a saúde de todos os Arraiolenses.
Arraiolos, 9 de janeiro de 2025