Petição Pública: pelo futuro do ensino superior de desporto em Leiria – Não à deslocalização!
Para: Politécnico de Leiria
O futuro do ensino superior em Leiria está ameaçado! A proposta de deslocalização dos cursos ligados ao desporto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria para Pombal é um retrocesso que ameaça comprometer o desenvolvimento estratégico da nossa cidade e das suas fortes identidades desportiva e académica.
Nos últimos anos, Leiria tem-se afirmado como uma referência nacional no desporto, apoiada por atletas de excelência, um movimento associativo dinâmico e infraestruturas de topo, como o Estádio Municipal. Este progresso foi fruto de trabalho árduo e de um planeamento estratégico que inclui, a breve prazo, a construção da nova ESECS nos terrenos da antiga prisão-escola. E este é um projeto absolutamente essencial para consolidar Leiria como um polo de excelência no ensino superior e na formação desportiva.
O Politécnico de Leiria e o Município de Leiria têm investido esforços significativos para viabilizar este projeto. Passos importantes já foram dados: a aquisição de terrenos, o loteamento, o acordo para a compra da atual escola e a alocação de fundos do PRR. Desviar agora a formação desportiva de Leiria é uma decisão que não só ignora este trabalho, mas também enfraquece a visão estratégica que tem norteado o desenvolvimento da nossa região.
É fundamental apoiar a criação de novas oportunidades de ensino superior em Pombal. Sem sacrificar, contudo, as áreas já consolidadas em Leiria. A solução deve ser agregadora, respeitando o planeamento estratégico existente e maximizando o potencial de ambas as cidades.
Leiria não pode perder a área do desporto, que é parte integrante da sua identidade e do seu futuro. Este é um local onde o ensino superior é vivido com intensidade e onde a formação vai muito além dos livros, construindo um legado de conhecimento, inovação e partilha.
Por isso, apelamos à união da comunidade leiriense, estudantes, profissionais do desporto, clubes, associações e todos os que acreditam no potencial da nossa cidade para assinar esta petição.
Exigimos que o Politécnico de Leiria reconsidere esta proposta, garantindo que os cursos de desporto permaneçam em Leiria e que o projeto da nova ESECS avance conforme planeado.
Defender Leiria é defender o futuro da educação, do desporto e da excelência na nossa região. Assine e faça ouvir a sua voz!
Juntos, somos mais fortes!