Pela Reconversão da Manutenção Militar Norte — “Bairro do Grilo”
Para: Exmo Senhor Primeiro-Ministro
Vimos requerer ao Governo a continuidade e concretização de um projeto de requalificação das antigas instalações da Manutenção Militar, Ala Norte, situadas na Freguesia do Beato, em Lisboa. Esta área, de cerca de 7 hectares e 15 edifícios, deve ser recuperada e reabilitada de forma a responder às prementes necessidades habitacionais, sociais, culturais e estudantis da cidade e do país.
Objetivos Principais
? Habitação a preços acessíveis: Disponibilizar parte dos terrenos para a construção de habitações com renda compatível com os rendimentos dos cidadãos, reabilitando igualmente edifícios que permitam aumentar a oferta de quartos e alojamentos para estudantes.
? Resposta social: Integrar espaços de alojamento temporário para populações em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a promoção de uma cidade mais inclusiva.
? Cultura e criação artística: Garantir espaços para artistas e profissionais criativos, preservando o antigo cineteatro e fomentando exposições e a criação de centros dedicados à ilustração, fotografia, moda, artes plásticas (incluindo cenografia), música (ensaios, gravação e experimentação sonora), dança, teatro, circo, e até à guarda da nossa memória coletiva através de letreiros e neons.
? Espaços de convívio e partilha: Reabrir (ou criar) pontos de encontro cultural e de restauração, que possibilitem a convivência e a troca de ideias, além de promover iniciativas ligadas às artes, educação, informação e ciência.
? Criar um centro para o jornalismo independente: Desenvolver um espaço que promova o pensamento crítico e o acesso à informação, onde organizações de jornalismo independente, jornalistas emergentes, investigadores e criadores de narrativas possam trabalhar e partilhar experiências.
? Valorização do património industrial: Preservar e potenciar o património industrial aí existente e ligado à produção de vinho e azeite, promovendo a sua importância cultural e histórica no contexto nacional.
A cidade de Lisboa e o país enfrentam, atualmente, uma grave crise habitacional a que acresce a falta de quartos e residências para estudantes, a carência de espaços destinados à criação e fruição cultural e a necessidade de integração de pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, a reconversão da Ala Norte da Manutenção Militar representa uma oportunidade única para responder a todos estes desafios de forma integrada e sustentável.
Deste modo, solicitamos ao Governo que dê continuidade ao projeto de reconversão que se encontrava em curso, garantindo a alocação dos recursos necessários para a sua concretização e assegurando o envolvimento de entidades públicas, privadas e de associações da sociedade civil, de modo a tornar a iniciativa participativa e adequada às necessidades reais da população, garantido a abertura destes espaços à comunidade, assegurando o seu uso pleno por todos e convertendo o “Bairro do Grilo” num pólo dinâmico, inclusivo e dedicado à aprendizagem, à cultura e à partilha de experiências.