Em Defesa do Transporte Público: Não ao Aumento da Tarifa de Ônibus em Taboão da Serra
Para: Ao poder público da cidade de Taboão da Serra e a empresa Fervima/Pirajussara
Descrição:
Nós, abaixo-assinades, repudiamos veementemente o aumento da tarifa dos ônibus municipais de Taboão da Serra, que eleva o valor a partir de 28 de dezembro de 2024. Esse reajuste de 16% prejudica as comunidades mais vulneráveis, que dependem do transporte público para o deslocamento diário, comprometendo a qualidade de vida de milhares de pessoas.
O aumento é mais um golpe contra aqueles que já enfrentam dificuldades para garantir o básico para suas famílias. Não lutamos apenas pela revogação desse reajuste abusivo, mas pela transformação do sistema de transporte público em Taboão da Serra.
Exigimos:
1. Congelamento das tarifas e transparência nos contratos: Revogação do aumento da tarifa de ônibus, com manutenção do valor atual, e disponibilização pública do contrato P-06/2000 entre a prefeitura e a Pirajussara/Fervima para análise e discussão pela sociedade.
2. Gestão participativa e fiscalizadora: Criação imediata do Conselho Municipal dos Trabalhadores, com representantes eleitos pela sociedade civil, e auditoria
independente sobre a concessão do transporte público à Pirajussara/Fervima.
3. Melhorias no transporte público: Ampliação da frota, melhoria da pontualidade, aumento da segurança e da qualidade do serviço, priorizando o atendimento às necessidades da população.
4. Estudo para tarifa zero e integração acessível: Implementação de um sistema de integração que permita ida e volta dentro dos limites municipais com uma única passagem, e abertura de diálogo sobre a viabilidade da tarifa zero.
5. Compromisso com a mobilidade urbana inclusiva: Um transporte público que garanta acessibilidade econômica e eficiência, respeitando as necessidades de trabalhadores, estudantes e famílias de baixa renda.