Alimentação de animais na via pública - CMS
Para: Câmara Municipal de Santarém
Vêm os assinantes deste do documento pedir à Câmara Municipal de Santarém que intervenha junto dos moradores do prédio urbano sito na Rua de Olivença, n.9, R/C Dto., por forma a sensibilizar para a não alimentação de felinos errantes na via pública – seja, no passeio frente ao imóvel.
Consideram os assinantes do presente documento que a continuação do ato supra acarreta vários problemas e incómodos para os habitantes da R. de Olivença, e quem por ela passa, nomeadamente, mas não apenas, no que concerne à concentração de felinos em cima dos automóveis estacionados causando riscos; atração de outros animais, por exemplo, pombos e baratas; mau aspeto e mau odor do passeio que se mostra sujo; dejetos de felinos pelo passeio; caixas de plástico e embalagens, usadas na alimentação, espalhadas pelo passeio; etc.
Na sequência destes incómodos, alguns dos moradores vêem-se obrigados a estacionar os veículos longe de casa, passar do lado oposto do passeio, deitar ao lixo caixas de plástico ou, a passear os seus cães noutros locais.
Adem os assinantes que já tentaram entrar em diálogo com as responsáveis pela alimentação dos felinos errantes, na tentativa de promover o caráter público do passeio e pedir a alimentação do lado oposto da estrada, junto ao descampado, ou no jardim da fração em causa, por reconhecerem a importância da alimentação dos animais. Estas tentativas foram recebidas com agressividade, injurias e ameaças, com algumas queixas à polícia e até à CMS.
Pelo ora exposto, vêm os assinantes respeitosamente pedir que a Câmara intervenha junto das moradoras, por forma a apaziguar os restantes moradores, defender o património público e garantir a liberdade de quem pela rua passa.
Sugerem ainda os assinantes que a CMS regule a alimentação de animais na via pública, à semelhança de muitos outros municípios, por forma a que se proteja tanto os animais, como os direitos do moradores.