Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Marcha da Bica - Viagem a Macau - Retirada do voto de confiança, ao Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da Lisboa Cultura (antiga EGEAC), Pedro Moreira

Para: Exma. Sr.ª Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Lisboa, Rosário Farmhouse

Moção de Censura e Retirada de Confiança ao Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da Lisboa Cultura (antiga EGEAC), Pedro Moreira.

Vem o Marítimo Lisboa Clube, entidade organizadora da Marcha da Bica, publicamente, apresentar uma série de ações, que irá desenvolver, e prestar todas as informações necessários, no que toca ao Processo da Viagem da Marcha da Bica a Macau, bem como, retirar da confiança do cargo que ocupa, ao Exmo. Sr. Dr. Pedro Moreira, Presidente do Conselho de Administração da Lisboa Cultura (antiga EGEAC).

De forma muito resumida, no dia 14/12/2023, a Marcha da Bica foi convocada pelo Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, para dar-nos a conhecer, que a viagem que estava programada para a Bica fazer a Macau passaria, e bem, para a Marcha da Madragoa, pois a mesma tinha sido vencedora em 2022 e ainda não tinha beneficiado de tal viagem.

Nessa reunião, para além da minha pessoa, estavam o Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, Pedro Moreira, acompanhado pela Exma. Sra. D. Fernanda Maria Rodrigues, (Produtora, Planeamento e Produção de Eventos da EGEAC/Lisboa Cultura), e pelo, malogrado, Presidente do Marítimo Lisboa Clube, Américo Silva.

Nós, Bica, ao sermos confrontados com essa situação, sem levantarmos qualquer problema, como referido, demos logo o nosso parecer favorável, pois era da mais elementar justiça que assim fosse uma vez que nós, fomos apenas vencedores do concurso do ano de 2023.
Nessa mesma reunião, o Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, Pedro Moreira, confirmou, então, que a viagem da Marcha da Bica passava para dezembro de 2023, tendo o próprio, se voluntariando, para falar diretamente com os marchantes e restantes membros da marcha da Bica.

Ora, assim com a mudança da viagem de fevereiro de 2023 para dezembro de 2023, e com a confirmação da mesma, tivemos largas dezenas de pessoas, que apesar das suas graves carências económicas, foram então, fazer o passaporte para a viagem, remarcar férias e mudar toda a logística das suas vidas, pois, esta não era apenas mais uma viagem, mas sim, a viagem onde poderiam levar o sentimento bairrista fora de portas, representando não apenas o seu Bairro, mas sim, toda a cidade de Lisboa e as Festas de Lisboa que os enchem de orgulho.
Todos sabemos, que infelizmente a carência económica é bastante acentuada e não fosse a promessa e a jura da viagem as pessoas não iriam gastar este dinheiro a fazerem passaportes.

Nem com isso existiu respeito.

Todo este processo foi estranhamente conduzido e levou a um desfecho inesperado para nós, mas com o desenrolar dos acontecimentos leva a crer que foi premeditado e que foi sempre uma fuga para a frente, as desculpas que nos foram dadas.

Assim, face as promessas efetuadas de forma escrita e em reuniões presenciais pelo Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da Lisboa Cultura/Egeac, Pedro Moreira, que não foram cumpridas de forma propositada, face às constantes alterações de datas de viagem que culminou num email enviado dando conta da não realização da mesma, vai o Marítimo Lisboa Clube agir de seguinte modo:

- Informará publicamente, que retira o seu voto de confiança ao Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, Pedro Moreira, no exercício das suas funções, porque não lhe reconhece, dessa forma, capacidade para ocupar um lugar tão importante para a Cultura da nossa Cidade;
- Dará conhecimento aos seus pares, e apresentará uma moção de censura contra os atos acima descritos;
- Informaremos todos os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Lisboa;
- Informaremos todos os vereadores do executivo da Câmara Municipal de Lisboa;
- Informar e apresentar toda esta situação na Assembleia Municipal de Lisboa;
- Informar a Junta de Freguesia da Misericórdia bem como a Assembleia de Freguesia da Misericórdia;
- Convocará a Comunicação Social para uma conferência de imprensa sobre o caso acima reportado;
- Não irá comparecer em nenhuma reunião das Festas de Lisboa que seja presidida pelo Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, Pedro Moreira;
- Não receber no seu local de ensaios o Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, Pedro Moreira;
- Avançar com ação em tribunal para pedir uma indemnização que reverta a favor de uma viagem para todos os integrantes da Marcha da Bica.
- Avançar com um abaixo assinado dirigido a Assembleia Municipal de Lisboa, deforma a que baixe a 7ª Comissão Parlamentar - Comissão de Cultura, para que seja analisado todo este caso, de forma a que seja encontrada uma reposta justa no que toca à viagem a Macau ou de um prémio que reponha a dignidade do Concurso das Marchas Populares de Lisboa, bem como, a avaliação da destituição do Dr. Pedro Moreira do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Lisboa Cultura (antiga EGEAC), que exerce até à data.

A Marcha da Bica, deu também atempadamente, esta informação de forma cordial ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, onde tínhamos solicitamos uma resposta até ao dia 31 de dezembro de 2024, e da qual não recebemos qualquer retorno.

Sem mais de momento.
Com os Melhores cumprimentos.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 01 janeiro 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
235 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.