Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Devolvam a Torre da Igreja às Cegonhas da Aldeia da Ponte

Para: Comunidade da Aldeia da Ponte

"Pelo S. Brás (3 de Fevereiro) a cegonha verás e, se a não vires, o inverno vem atrás.", as cegonhas da nossa aldeia tem cumprido religiosamente este ditado, não fossem elas habitar na torre da nossa Igreja.
Manter os casais de cegonhas demonstra sensibilidade e humanidade, elas são um símbolo cultural e tradicional adoradas pelo povo, constituem um monumento híbrido e vivo, profundamente ligado á história da nossa Aldeia e da nossa torre da Igreja, que encerra em si a fusão da técnica humana com o engenho dos animais, a simbiose entre um povo e a sua fauna.

Entendemos que a limpeza dos ninhos de cegonha é necessária (sempre com autorização prévia e fora da época de nidificação), para que seja cumprida a conservação do património cultural e arquitectónico da Aldeia. Mas a destruição de um ninho de uma espécie protegida, sem serem criadas condições alternativas para a nidificação, assim como a colocação de dispositivos Anti Nidificação Tipo Turbina à volta da torre não só vão descaracterizar a nossa torre e património, fazer poluição visual e sonora, como vão impedir de forma duradoura voltarmos a ter cegonhas na Igreja ... elas próprias também património cultural da nossa Aldeia... são muitos os que guardam memórias de ir ver os cegonhos que nasceram, de levarem filhos e netos para ver a cegonhas da igreja, de ansiarem pela vinda desda ave que anuncia a vinda da primavera...de tudo isto se irão privar as gerações vindouras se nada for feito neste momento.

Por norma elas voltam sempre ao mesmo local e em muitos casos em que colocam as turbinas elas tentam na mesma a nidificação acabando por ficarem lesionadas. Em certos locais do país são muito abundantes, não pretendemos aqui defender todas as cegonhas do país, mas aqui na nossa Aldeia só ocupam a torre da Igreja e a torre do Colégio e não existem alternativas para a nidificação como no sul do país ... não são invasivas, não são abundantes, não fazem assim tantos estragos e são as nossas cegonhas, pertença de todo o povo de Aldeia da Ponte.

O ninho está situado do lado Este da torre, a orientação escolhida pelas aves por questões prácticas, exposição solar e protecção dos ventos de Norte. A Fábrica da Igreja alega que vai proceder a esta intervenção, porque causa estragos no telhado e todos os anos têm de limpar a caleira, pela quantia de 350€, achamos que esse valor será muito fácil de reunir pela Fábrica durante a altura do verão, quando toda a comunidade da aldeia está presente para as festas.

Vimos por este meio então pedir à comunidade da Aldeia da Ponte que expresse o seu profundo querer e exigir-mos todos juntos á Fábrica da Igreja a devolução da torre da Igreja às cegonhas para poderem nidificar e que não haja mais interferência com este e futuros casais . A intervenção está protegida pela lei e existe licença do INCF, trata-se então de um apelo de sensibilização com a esperança de que esta mensagem entre nos corações de todos os intervenientes. Há um ditado que diz “as cegonhas fazem ninho nas árvores das pessoas afortunadas” , vamos salvar as nossas cegonhas e manter a sorte presente, pois a nossa Igreja foi escolhida por elas há muitas, muitas gerações.

Para já mantemos o pedido para as cegonhas, mas recordamos que também habitam na torre da igreja um casal de corujas das torres, outra espécie protegida, que também tem sofrido com tentativas de mudar o seu local de nidificação, através da limpeza dos ninhos e da colocação da luz dentro da torre na tentativa de afastá-las. O motivo é o mesmo... sujam muito.

As obras estão a ser iniciadas hoje, dia 20 de Dezembro de 2024



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 20 dezembro 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
81 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.