Petição pública para esclarecimento sobre as refeições confeccionadas na Escola de Sta Marta do Pinhal
Para: Câmara Municipal do Seixal, Direção do Agrupamento de Vale de Milhaços
Exmos. Srs.
Somos um grupo de encarregados de educação de alunos que frequentam a Escola Básica de Santa Marta do Pinhal preocupados com a alimentação dos nossos educandos.
Sentimo-nos indignados e desagradados com uma situação que se tem vindo a arrastar e que, apesar de diversos pedidos de esclarecimento, e-mails, reclamações, reuniões com a Associação de Pais da escola e até com a Coordenadora da escola, não tem tido solução. Há muito que as refeições disponibilizadas pelo refeitório da Escola de Santa Marta têm diversas falhas que enumeramos:
- Porções servidas - a comida é servida em quantidades mínimas (por exemplo: dois douradinhos, massa com 3 "rodelas" de salsicha", metades de peças de fruta - metade de uma maçã/pera) sendo que, na maioria das vezes, mesmo que as crianças peçam para repetir, é-lhes negado;
- Falta de proteína - na maioria das vezes, na pequena quantidade de comida servida, não há qualquer porção de carne ou peixe, ou quando há, é mínima;
- Qualidade das ementas - há pouca variedade na ementa, verificando-se que com grande regularidade são servidas refeições com atum, salsichas e douradinhos.
Notamos que, sempre que os nossos educandos almoçam na escola, chegam a casa com fome, indiciando que a refeição não foi suficiente. Existe ainda casos de emagrecimento devido às refeições e relembramos que para muitas crianças, esta seria a única refeição completa e equilibrada que comeriam.
Temos conhecimento que já houve reclamações/queixas de mais encarregados de educação e que as associações de pais das escolas aqui mencionadas também já se pronunciaram, quer junto da Câmara Municipal do Seixal, quer da empresa Gertal, sobre este tema. No entanto, mesmo com todas estas manifestações de desagrado, continuamos sem qualquer resposta efetiva por parte das entidades responsáveis envolvidas e sem solução para os problemas expostos.
Neste momento os encarregados de educação sentem que há um total desinteresse e despreocupação, quer por parte da Câmara Municipal do Seixal, quer por parte da própria direção e coordenação da escola face a esta situação. A Associação de Pais, no ano letivo passado, mostrou-se preocupada e convocou inclusive uma reunião com os encarregados de educação que originou algumas melhorias, no entanto, a situação voltou ao mesmo registo de antes e neste momento, nós encarregados de educação pretendemos que a situação seja resolvida definitivamente e para tal, pedimos esclarecimentos a quem de direito.
Posto isto, e tendo em conta que o que está em causa é a alimentação, um dos determinantes mais importantes na saúde (em crianças, com uma importância ainda maior), os encarregados de educação/pais, já estão dispostos a recorrer a outras vias, no sentido de serem ouvidos e de serem apresentadas soluções para os problemas expostos.
Acreditando que inicialmente o diálogo é a melhor via, solicitamos esclarecimentos e uma ação clara de melhoria relativamente à qualidade e quantidade das refeições dos nossos educandos.
Os encarregados de educação, pais, avós e familiares: