Fátima Cardoso: uma médica que só pensa nos doentes
Para: Fundação Champalimaud
Falar da Unidade de Mama da Fundação Champalimaud, é sinónimo de falar da luz ao fundo do túnel, da tábua de salvação e de uma mão que puxa de um fundo de um poço, os milhares de doentes confrontados com um diagnóstico de cancro.
A Unidade de Mama não é só uma unidade clínica de excelência, do melhor que há no mundo no tratamento do cancro de mama – e que mereceu a primeira certificação atribuída em Portugal. É também um lugar de segurança e de confiança, um lugar onde as doentes se sentem privilegiadas e acarinhadas desde o início e até ao fim de um percurso que sabemos ser muito difícil de percorrer.
Essa excelência, segurança, privilégio e carinho, têm um nome: Fátima Cardoso, que concebeu e dirigiu esta Unidade ao longo de 14 anos.
Falar de Fátima Cardoso aos oncologistas estrangeiros é falar de um nome que logo reconhecem e muito admiram. É um nome venerado pelos pares internacionais, o que só nos faz aumentar o orgulho.
Falar de Fátima Cardoso é falar de elevadíssima competência científica, de enormes qualidades pessoais e de liderança pelo exemplo.
E, mesmo assim, nunca despe a bata branca que veste com tanto brio, com tanto respeito e dedicação – que não era preciso mais nada para dar às suas doentes a paz e a confiança de que precisam para encarar os tratamentos tão difíceis.
Algumas informações apontam para a saída da Dra. Fátima Cardoso da Fundação Champalimaud.
Mas não a deixaremos sair sem dar oportunidade às suas doentes, famílias e amigos de lhe dizerem o quanto é amada por todos que tiveram a felicidade de a ter num dos piores momentos da vida.
A nossa gratidão não tem limites.
Dra. Fátima Cardoso, muito obrigada! Não a queremos perder de vista, nunca!
Mostre a sua gratidão: assine esta petição.