Segurança pública para a Rua do Cabeço junto à Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia
Para: Município da Guarda
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Guarda
Na Rua do Cabeço, em frente à Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, existe uma passadeira que é, maioritariamente, usada pelos funcionários e crianças, com os respetivos familiares, que frequentam esta valência. Acontece que são raros os casos em que os automobilistas param de modo a dar passagem aos peões. Os pais, avós, ou outros familiares, com as crianças de mão dada ou ao colo, têm muita dificuldade em atravessar a estrada porque existe muito trânsito nessa rua e, talvez por falta de sinalização na passadeira, é raro o condutor que cumpre as regras de trânsito, dando passagem às pessoas. Já foi, inclusive, atropelada uma avó neste local.
A este problema junta-se o facto de na Rua do Cabeço, nomeadamente na zona em torno da Creche e Jardim de Infância, haver pouca iluminação. Existe um candeeiro à esquerda da entrada e outro à direita, mas a luz emanada é fraca e a zona torna-se muito escura, o que gera pouca visibilidade a peões e automobilistas, nomeadamente nos meses de Inverno, em que há pais que deixam os filhos com os funcionários da Santa Casa de manhã, ainda de noite, e os recolhem ao final da tarde, já de noite.
Nesta Rua, existem dois lugares de estacionamento do lado oposto da estrada e um pouco mais à frente do portão de entrada deste Jardim de Infância, que estão sinalizados como sendo para paragens não superiores a 15 minutos, pelo que se supõe que os lugares foram criados para os utilizadores deste espaço. No entanto, a sinalética não é respeitada, estando a maioria do tempo os lugares ocupados todo o dia. Além disso, dois lugares de estacionamento são manifestamente insuficientes, porque nas horas de chegada e saída das crianças, os pais são obrigados a deixar os carros na estrada, com os quatro piscas ligados, colocando em perigo a segurança das crianças e deles próprios e, por outro lado, dificultando a passagem dos autocarros.
Pelos motivos expostos, solicita-se junto do Município da Guarda o seguinte:
1 - Reforço da sinalização da passadeira, através da colocação de lombas e de um semáforo, assim como uma pintura que permita a sua fácil visualização;
2 - Mais iluminação pública na área junto a esta Creche e Jardim de Infância;
3 - Criação de mais lugares de estacionamento junto dos já existentes.
Na esperança de que o solicitado seja alvo da sua atenção e resolução, os signatários subscrevem-se com consideração.