Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Proposta de Ampliação do Parque do Vinhal em Vila Nova de Famalicão

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Mário Passos,

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Mário Passos,

Nós, cidadãos/ãs abaixo assinados, vimos sugerir a ampliação do Parque do Vinhal como uma contribuição essencial para a adaptação climática e para o desenvolvimento sustentável de Vila Nova de Famalicão. Com o expressivo crescimento urbanístico que o Município tem vivenciado nos últimos anos, é notável a carência de novas zonas verdes de lazer e de áreas dedicadas à promoção da biodiversidade. A expansão do Parque do Vinhal oferecerá, na nossa opinião, uma excelente oportunidade de colmatar esta necessidade, integrando áreas naturais vitais para o bem-estar dos munícipes e para a preservação ambiental.

A ampliação do Parque do Vinhal, para sul, até ao Parque Primeiro de Maio, onde há um extenso terreno inundável atualmente ocupado por campos e pastos e margeado por uma linha de água, alinha-se com o compromisso do Município de alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Essa meta exigirá um esforço substancial de plantação de árvores ao longo dos próximos anos, o que pode ser viabilizado por meio da criação de áreas verdes ampliadas, criação de corredores ecológicos e da reabilitação de ecossistemas urbanos.

Sugerimos, portanto, a inclusão das medidas seguintes na proposta de ampliação do Parque do Vinhal:

? Proteção e reabilitação do ribeiro a jusante do Parque do Vinhal

Este ribeiro, cujo segmento a montante já foi requalificado, não deve ser entubado, nem canalizado. Em vez disso, deve passar por um processo de reabilitação, com a renaturalização das suas margens, tal como foi realizado com muito sucesso no trecho anterior. Além de valorizar a paisagem, essa medida reforça o compromisso do Município com a preservação dos ecossistemas locais, especialmente no que diz respeito às zonas húmidas que devem, sempre que possível, preservar as suas características naturais e que são fundamentais para a adaptação às alterações climáticas.

? Preservação do terreno alagável e criação de corredores ecológicos

A ampliação do Parque do Vinhal para sul, num terreno com características alagáveis, é uma medida coerente com o Plano Municipal de Contingência para Situações de Cheias, evitando a urbanização de uma área ecologicamente sensível e sujeita a inundações.
Esta expansão também permitirá a criação de corredores ecológicos que possam ser criados para promover a conectividade de habitats e fortalecendo a resiliência do ecossistema local.

? Criação de um lago natural na zona de cota baixa ligado ao ribeiro

Propomos a criação de um lago natural, que se integraria ao ribeiro na zona mais baixa da área proposta para o Parque. Esta intervenção consistiria em remover parte do solo, criando uma depressão que permitiria o armazenamento de água de forma natural, aproveitando o curso do ribeiro. A formação do lago adicionará um novo recurso hídrico à paisagem, funcionando como um atrativo para a biodiversidade local, ao promover a presença de diferentes espécies de fauna e flora. Além disso, o lago contribuirá para a valorização paisagística e ambiental do parque, integrando-se com as outras medidas de promoção da biodiversidade e da sustentabilidade ambiental.

? Criação de áreas de lazer, plantação de árvores autóctones e promoção da biodiversidade

Com a expansão, do Parque do Vinhal poderiam ser implantadas zonas de lazer e de refúgio ambiental, onde espécies de árvores autóctones seriam plantadas, beneficiando o Município tanto na captura de carbono quanto na criação de um espaço natural diverso. A flora e a fauna local, já observadas no Parque atual, terão mais áreas de refúgio e suporte, enriquecendo a biodiversidade e oferecendo aos cidadãos um espaço verde de qualidade.

Apoiamos fortemente a proposta de criação de vias pedonais e cicláveis desde a zona do Vinhal até ao Parque Primeiro de Maio, o que constituirá uma medida importante para incentivar a mobilidade verde desde a zona norte da cidade até à rotunda Primeiro de Maio, retirando muitos veículos das ruas da cidade.

Discordamos fortemente da proposta de criação de novas vias da rede viária previstas para esta zona e sugerimos a sua redução, afastando-as do novo Parque, sem cruzarem o ribeiro requalificado. Em alternativa, apresentamos a proposta de alteração da rede viária que permitirá o escoamento do trânsito automóvel da zona norte, libertando a Rua Ernesto Carvalho, atualmente com muito trânsito em horas de ponta, especialmente quando os alunos se deslocam para as escolas do centro da cidade de manhã cedo.

A ampliação do Parque do Vinhal, além de proporcionar um aprazível espaço de lazer e de contacto com a Natureza, assumirá um papel fundamental na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas, na recuperação ambiental e na melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Agradecemos a oportunidade de contribuir, com esta proposta, para um futuro mais sustentável e colocamo-nos à disposição para apoiar novas iniciativas que fortaleçam o Município de Vila Nova de Famalicão.

Atenciosamente,

Novembro de 2024




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 04 novembro 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
198 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.