HOMENAGEM PÓSTUMA A MÉDICO FILANTROPO
Para: AUTARQUIA DE PÓVOA DE VARZIM , CIDADÃOS DO CONCELHO
Petição Homenagem póstuma a medico filantropo
Destinatários Autarquia de Póvoa de Varzim; cidadãos do concelho
O Dr. Raul Barbosa Cardoso, foi um médico de firmes convicções politicas e religiosas, oriundo de famílias tradicionais poveiras que dedicou toda a sua vida a fazer bem aos seus conterrâneos mais humildes a quem tratava desveladamente sem qualquer mira em lucros, ao ponto de consultar, acompanhar e medicar sem nada lhes cobrar.
Neto de pescadores habituados a enfrentar as iras do mar também ele reverenciava o majestoso oceano que tanto se espraiava em ondas mansas pelo vasto areal, como rugia furioso contra os que o enfrentavam
nas sua frágeis embarcações.
Este médico que nunca se ausentou da sua terra a não ser para obter, na Faculdade de Medicina do Porto o seu diploma , que tanto honrou, foi reconhecido em vida como o Pai dos Pobres porque tratava os maus desafortunados com o mesmo desvelo de que os restantes. Foi um pai prolífero que teve nove filhos. Esta circunstância impedia-o de usufruir de bens terrenos mas não o impediu de levar sempre uma vida digna que sempre proporcionou ais seus familiares.
A sua filantropia ímpar merece ser eternizada nesta terra, por este povo que ele tanto amou.
Enquanto que o Cego do Maio salvou dezenas de vidas do mar enfurecido também o dr. Raul Barbosa Cardoso arrancou, a troco de nada , das garras da Morte , incontáveis vidas.