Eu, António Manuel Teixeira da Silva Almeida, NIF 225368897, e minha esposa Ana Vanessa Freitas Rodrigues de Almeida, NIF 291371124, viemos por esse meio representar um grupo de Pais e Cidadãos residentes neste Concelho da Trofa.
Pais e Educadores de Crianças preocupados, porque as nossas crianças se encontram num processo de transição de ano para o Pré-Escolar, em consequência da alteração de idade dos mesmos.
Assim e deveras reticentes com o futuro emocional das nossas crianças, que se demonstra incerto, vimos por este meio e muito respeitosamente expor a V. Exa o seguinte:
- Dos 4 meses até aos 3 anos de idade, as nossas crianças estão sendo educadas e seguidas na Creche/Lar Padre Joaquim Ribeiro (Rua Papa João Paulo II – 4785-141 – Trofa), onde encontraram um meio equilibrado e assertivo em todo o Grupo Pedagógico, incluindo o espaço, o que descansou os progenitores para seguir suas vidas profissionais, e ajudou no crescimento das nossas crianças. As crianças criaram laços afetivos a colegas, educadoras e auxiliares;
- Agora na transição, verificamos que a Creche/Lar Padre Joaquim Ribeiro, que outrora tinha a continuação para a Pré-Escola (a partir dos 3 anos) já não tem essa cobertura educativa, mas sabemos que ainda há as condições estruturais e humana, para este acompanhamento educativo na mesma até o ingresso na Escola Primária. Assim sendo, seria um completo desperdício de recursos tão necessários, deixar que esta instituição e seu grupo pedagógico permaneça limitado a creche.
- Sabemos que é sempre um processo difícil a adaptação a um novo meio, onde a criança por natureza sente desconforto, desconfiança, o que provoca um stress bastante agressivo nesta idade, que muitas vezes se reflete no comportamento e rotinas diárias, o que contraria o equilíbrio desejado nas crianças.
Não esquecendo que cresceram dentro de todo um cenário de rotinas dos últimos anos, relativo a espaço, pessoal docente, educadoras e colegas, o que facilitaria em muito a evolução das mesmas, nesta fase complicada e própria da “Recusa”, que faz parte do ciclo evolutivo do crescimento das nossas crianças, bem como a tranquilidade dos pais em não ter que presenciar mais uma vez um processo de adaptação em outro espaço/pessoal pedagógico, o que interfere diretamente nas nossas rotinas profissionais.
Sabemos atualmente através do último CENSO/2023 (Portal INE.PT), que a população com a faixa etária entre 3 e 5 anos aumentou consideravelmente, tendo como consequência a superlotação nos Grupos Escolares, principalmente no que se refere ao Conselho da Trofa e assim gerando uma incerteza nos pais que precisam trabalhar e trazer os meios de sustento para suas famílias.
Assim, vimos solicitar que seja analisada e deferida a situação aqui solicitada, da continuação e Extensão para o Pré-Escolar da Creche/Lar Padre Joaquim Ribeiro, tendo inicio no ano letivo de 2025/2026, para as crianças que ingressaram ainda muito bebés nesta impecável instituição e as que ainda virão a usufruir deste mecanismo evolutivo, educativo e pedagógico, e que atingirão agora num futuro próximo, a idade de transição, o que se afigura de grande importância na estabilidade da estrutura emocional destas crianças e familiares.
Pelo Deferimento;
Trofa, 28 de Outubro de 2024….
Contatos: Ana de Almeida
930 590 839 /
[email protected]