Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

É urgente salvar o Museu do Traje de São Brás de Alportel!

Para: Exmºs Senhores Presidente da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel; Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel; Bispo do Algarve; Presidente da União das Misericórdias Portuguesas; Presidente da CCDR-Algarve; Exmª Senhora Ministra da Cultura.

A suspensão injustificada do diretor do Museu põe em risco um projeto com mais de 20 anos que muito dignifica São Brás de Alportel.

O Museu do Traje de São Brás de Alportel é considerado um caso exemplar da prática da Museologia Social em Portugal. É um Museu ao serviço da população, onde esta se revê e participa.
Num museu com apenas 2 trabalhadores técnicos permanentes juntaram-se cerca de 6 dezenas de pessoas, distribuídos por vários grupos de trabalho. Estes, encontram no Museu um espaço de acolhimento onde trabalham, de forma voluntária e graciosa, na preservação da memória, na pesquisa histórica, na recolha de técnicas e instrumentos tradicionais, no inventário e sua conservação, todos numa perspetiva geral de reflexão sobre o presente e construção do futuro. A estes se une um grupo maior com cerca de 800 membros, distribuídos por 36 modalidades distintas ligados à animação cultural: os Amigos do Museu.
A notoriedade do Museu do Traje de São Brás de Alportel deve-se ao seu diretor, Emanuel Sancho, que assumiu o cargo em 1997 e, desde então, tem vindo a construir um modelo museológico inovador com grande dedicação e competência no acolhimento que dá às múltiplas atividades sugeridas pela comunidade.
Em 2007 Emanuel Sancho foi um dos fundadores da Rede de Museus do Algarve tendo integrado por diversas vezes o seu Grupo Coordenador.
Em 2015 o Município de São Brás de Alportel atribuiu-lhe a insígnia “Valor e Altruísmo”.
O mérito de Emanuel Sancho é reconhecido pelos seus pares, tendo ocupado cargos na Direção do MINOM – Movimento Internacional para Nova Museologia (Portugal), desde 2011 até aos nossos dias, sendo atualmente vice-presidente da Direção.
Em 2021 ganhou o prémio de “Museólogo do Ano”, pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia.
Seguiu-se, ainda em 2021, a atribuição de um Voto de Louvor pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Não obstante, a partir de 2016, a nova Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, no arco da tutela que deveria ser entendida como de guarda e assistência, iniciou um latente conflito com o Museu que, lhe retirando autonomia, tanto o tem fragilizado.
Ciente das suas responsabilidades e deveres, o diretor assumiu a defesa do Museu e denunciou as sucessivas interferências em áreas influentes da gestão cultural, travando, desde então, um confronto desigual e injustificado de que resultou a sua suspensão, em 19/09/2024.
Desta arbitrariedade ressalta o sério risco de se perder todo o trabalho construído ao longo de décadas, graças ao voluntarismo de muitos, sempre acolhido com o entusiasmo e a experiência do diretor Emanuel Sancho.
Apelamos ao fim das indiscriminadas interferências da tutela!
Apelamos ao regresso urgente do diretor ao Museu do Traje de São Brás de Alportel!



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 15 outubro 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 041 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.