Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

“Leia, pela sua saúde!”

Para: Ex.mo Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Senhor Presidente da Bancada Parlamentar do PSD, Ex.mo Senhor Presidente da Bancada Parlamentar do CDS/PP, Ex.ma Senhora Presidente da Bancada Parlamentar do PS, Ex.mo Senhor Presidente da Bancada Parlamentar do Chega, Ex.mo Senhor Presidente da Bancada Parlamentar da IL, Ex.mo Senhor Presidente da Bancada Parlamentar do BE, Ex.ma Senhora Presidente da Bancada Parlamentar do PCP, Ex.ma Senhora Presidente da Bancada Parlamentar do Livre


PETIÇÃO DA LIVRARIA LELLO
“Leia, pela sua saúde!”


Livraria Lello apela aos partidos políticos pela prescrição médica de livros


Diz-se que não há coincidências, mas a verdade é que dia 10 de outubro é o último dia para a apresentação do Orçamento de Estado no Parlamento e é também o Dia Internacional da Saúde Mental. Faz algum sentido. Porque, se às vezes o Orçamento de Estado nos dá a volta à cabeça, tem, também, um dever incontornável: o de cuidar da nossa saúde mental.

É precisamente por isso que a Livraria Lello lança hoje esta Carta Aberta e uma Petição Pública para que os livros possam ser prescritos como parte do tratamento para doenças do foro mental, psicológico, promovendo o bem-estar humano e o combate ao isolamento, à solidão e à exclusão social.

A UNESCO, a Presidente da Comissão Europeia e vários Governos sublinharam, ainda durante a pandemia, esta condição fundamental do Livro: ser um bem de primeiríssima necessidade, que nos permite evadir-nos, conhecer outros mundos, e até conectar-nos com os outros.

A Livraria Lello inspira-se nestes exemplos, mas também em resultados obtidos e comprovados noutros países europeus, como é o caso do Reino Unido. No NHS (Serviço Nacional de Saúde) inglês os livros são prescritos como parte de tratamentos médicos, para doentes que se inserem num quadro de doença mental, demência ou problemas relacionados com os jovens, como bullying. Esta prática tem revelado resultados surpreendentes na melhoria da saúde mental e psicológica dos pacientes.

A Livraria Lello acredita que a implementação de um sistema semelhante a este em Portugal pode ser uma poderosa resposta às crescentes necessidades de apoio emocional e psicológico, e à promoção da saúde e bem-estar social.

Porque os Livros são um alicerce insubstituível de saúde mental, a Livraria Lello, enquanto casa do Livro, dos Autores e dos Leitores, apela publicamente à Assembleia da República que permita que os médicos a trabalhar em Portugal possam receitar, sempre que o entendam útil à saúde mental dos seus pacientes, Livros.

Consequentemente, defende que essa receita possa ser fiscalmente tratada como despesa de saúde que efetivamente é, considerando-a também como dedutível nas despesas de saúde em sede de IRS e comparticipando a aquisição do Livro como medicamento para a alma e para a mente.

Estando o país em período de negociação e votação orçamentais, a Livraria Lello crê que esta é uma oportunidade imperdível para os deputados que nos representam dizerem aos seus concidadãos como efetivamente se preocupam com a sua saúde mental, e que o Livro, além de um bem de primeiríssima necessidade, é também um bem de primeiríssima sanidade.

A Livraria Lello convida todos os que acreditam no poder transformador dos livros, no poder que têm no combate à solidão, ao isolamento, à ansiedade e ao bullying, entre outros, e que reconhecem este problema de saúde pública, a que se juntem a esta causa e assinem esta petição pública, de modo que seja possível reunir o número de subscritores necessários para ser discutida na Assembleia da República.

A petição está disponível online, em peticaopublica.com, com o nome “Leia, pela sua saúde!”.
Porque a melhor receita pode ser um Livro!

A Livraria Lello



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 09 outubro 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 922 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.