Início das aulas a partir das 8:45 nas Escolas da Lourinhã (2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário)
Para: Diretores dos 2 Agrupamentos de Escolas da Lourinhã
Exma. Sra. Diretora do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e
Exmo. Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas da Lourinhã
Vimos, por este meio, propor uma alteração significativa na estrutura do dia escolar, uma mudança que, acreditamos, trará benefícios para o bem-estar, o desempenho académico e a saúde geral das nossas crianças e adolescentes. Diversos estudos científicos realçam a importância de um sono adequado para os jovens, demonstrando que o início mais tardio das aulas tem um impacto positivo nas suas capacidades cognitivas, na sua saúde mental e no seu bem-estar físico.
Atualmente, nas Escolas do 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário do nosso concelho, as aulas começam às 8:10/8:20, o que obriga os alunos a acordarem muito cedo, antes do sol nascer, privando-os frequentemente das horas de sono recomendadas. Esta privação crónica de sono está associada a vários problemas de saúde, incluindo menor capacidade de concentração, fraco desempenho académico e até maior risco de problemas de saúde mental.
Segundo as recomendações do Ministério da Educação, para os 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, as aulas deveriam decorrer entre as 8:45 e as 17:20.
Propomos, por isso, que nas Escolas do 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário do concelho da Lourinhã se sigam as recomendações do Ministério da Educação, ou seja, que as aulas comecem nunca antes das 8:45. Este ajuste, a par de uma rotina familiar saudável, permitirá aos estudantes descansar mais, assegurando assim melhores condições para a aprendizagem e o seu desenvolvimento.
Vários países em todo o mundo já adotaram mudanças semelhantes, tendo registado melhorias no desempenho dos alunos, maiores taxas de assiduidade e um bem-estar geral mais elevado. Por exemplo, em países como o Reino Unido e a Finlândia, que são frequentemente referenciados pela qualidade dos seus sistemas de ensino, iniciativas semelhantes têm sido bem-sucedidas, contribuindo para um melhor equilíbrio entre o descanso e o rendimento escolar.
Acreditamos que esta é uma medida necessária para o futuro dos nossos jovens cidadãos e, por isso, solicitamos respeitosamente à Exma. Sra. Diretora do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e ao Exmo. Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas da Lourinhã que considerem esta alteração.
Agradecemos a vossa atenção para este assunto tão importante.
Com os melhores cumprimentos,
Pais, Encarregados de Educação e Cidadãos da Lourinhã