Retirada dos ocupantes ilegais da zona da Igreja dos Anjos, Lisboa
Para: Presidente da CML Lisboa
Boa tarde Exmo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas
Têm havido recorrentemente incidências alienadas à presença dos ocupantes do espaço público em redor da Igreja dos Anjos, sendo que poucos destes casos são expostos nos media.
Poucos dias atrás, de madrugada, houve um acto violento grave de pancadaria que teve lugar num restaurante na Av Almirante Reis, junto à Igreja dos Anjos, e que teve como intervenientes as pessoas que se encontram desalojadas nas tendas. Este acto violento levou a ferimentos graves de algumas pessoas, que frequentavam o estabelecimento, tendo inclusive havido intervenção da polícia e do INEM. Para além disto, ainda houve um esfaqueamento na Rua Álvaro Coutinho, junto à Igreja Dos Anjos, bem como mais actos de pancadaria entre os moradores das tendas.
Há algumas semanas atrás, houve um incêndio numa das tendas, que podia ter alastrado para as restantes tendas (e até mesmo viaturas), causando vítimas desnecessárias. Tenho inclusive na minha posse, um video a documentar a situação
Diariamente, ocorre a venda de estupefacientes em redor da Igreja dos Anjos, bem como, os assaltos a turistas alojados nos hotéis circundantes e residentes.
Este tipo de situações continuam a ocorrer sistematicamente, e acresce a falta de salubridade e higiene na via pública, originando a pragas de ratos e outros rastejantes, fora que poderá ser um antro de doenças contagiosas.
Os turistas julgam que as tendas se tratam de campos de refugiados e têm receio de frequentar a zona, o que leva a grandes quebras na ocupação dos hotéis circundantes, assim como o degradar da imagem que os turistas têm da cidade (muitos deles indicando que não irão regressar mais a Lisboa).
Assim sendo, com o agravar desta situação, solicito cordialmente a vossa intervenção, no sentido de realocar os ocupantes que se encontram nestas tendas, de modo a que os mesmos tenham a respectiva dignidade e para evitar futuras tragédias.