PETIÇÃO PELO USO OBRIGATÓRIO DE UNIFORMES NAS ESCOLAS
Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Os abaixo-assinados, encabeçados por Ossanda Liber João Filipe Cruz dos Santos, vêm requerer a V. Ex.ª se digne apreciar a presente petição para todos os efeitos legais.
Trata-se de uma proposta que visa tornar obrigatório o uso de uniformes nas escolas, como medida tendente à redução das diferenças sociais nos espaços escolares, resultantes das discrepâncias económicas entre os alunos e, com isso, garantir um ambiente escolar mais equilibrado e acolhedor.
O uso de uniformes escolares é uma prática comum em vários estabelecimentos de ensino de reconhecida qualidade e diferenciação, nomeadamente privados, pelos inúmeros benefícios da sua implementação, desde logo porque permite que as relações se foquem não em critérios de diferenciação social, mas sim em critérios de personalidade, individualidade e humanismo.
Além de dimunuir as diferenças sociais e económicas entre os alunos, os uniformes promovem a identidade e o sentimento de pertença à comunidade escolar, reduzindo desta forma o sentimento de exclusão. O uso de roupa idêntica reforça a coesão entre os alunos e dá-lhes um sentimento de unidade.
Os uniformes também ajudam a mitigar o assédio escolar, o bullying e os preconceitos ligados à aparência, de que são vítimas várias crianças e adolescentes, todos os anos em Portugal.
O uso dos uniformes contribui, igualmente, para um ambiente de respeito e disciplina na relação entre professores e alunos, ao permitir diferenciar o meio escolar do meio privado, impondo ordem de forma natural e promovendo um ambiente profícuo para a instrução durante as aulas.
Ao vestir o seu uniforme, cada aluno toma consciência de estar num local cujo foco é a aprendizagem, nos mesmos moldes que os médicos, enfermeiros, polícias, militares adoptam uma postura de missão, quando vestidos com a devida indumetária.
Outra vantagem, não menos importante, é que o uso de uniformes põe fim ao conflito entre pais, alunos e professores sobre a roupa adequada ao ambiente escolar.
Finalmente, o uso de uniformes permite que os pais economizem com a compra de roupa para os seus filhos.
Em suma, o usos dos uniformes nas escolas promove:
Maior facilidade de integração dos alunos
* A coesão entre colegas
* A disciplina e o foco na aprendizagem
* O orgulho pela pertença à comunidade escolar
* O respeito mútuo entre professores e alunos
* A redução da discriminação social, do assédio e do bullying
* Poupança financeira para os pais
* O bem-estar e a felicidade dos estudantes
* O sucesso escolar
Tratando-se sobretudo uma proposta de impacto social, a implementação dos uniformes nas escolas pode também trazer vantagem económica para as empresas nacionais e, por conseguinte para o País, na medida em que se propõe que a sua produção seja 100% portuguesa.
Esperamos contar com o seu apoio e a sua consideração em relação a esta petição.