Manifesto pela conclusão do Estádio Municipal de Espinho
Para: Câmara Municipal de Espinho
Os cidadãos abaixo-assinados reclamam a conclusão do Estádio Municipal de Espinho, obra iniciada em 2021 e entretanto suspensa.
Este equipamento desportivo, velha promessa do Município, mereceu durante décadas o consenso das várias forças políticas e sociais.
Inúmeros concelhos e até freguesias de Norte a Sul do País, alguns de menor dimensão populacional e sem a aptidão desportiva que Espinho demonstra, dispõem de estádios municipais modernos e bem equipados. Em 24 de abril de 2017, o Município protocolou com o Sporting Clube de Espinho a sua construção, num compromisso formal e publicamente assumido. Depois do investimento de cerca de 3 milhões de euros já realizado neste estádio, é imperioso encontrar uma solução urgente e definitiva para a sua conclusão.
A suspensão da obra lesa a cidade, o concelho e a maior instituição desportiva da região, fundada há 110 anos e coletividade de utilidade pública desde 1980.
É uma vergonha para os espinhenses que, semana após semana, veem o seu maior clube, desde há seis anos, a utilizar campos emprestados de concelhos vizinhos.
Estas são as razões fundamentais pelas quais consideramos que é necessária a conclusão, com urgência, do Estádio Municipal de Espinho.