Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Funchal Madeira Mobilidade Elétrica (Anulação da tarifa verde a não residentes)

Para: Câmara municipal do Funchal


Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Exmos. Srs. Vereadores,

Nós, abaixo-assinado, vimos por este meio manifestar nossa preocupação e discordância em relação às medidas penalizadoras e discriminatórias adotadas pela Câmara Municipal do Funchal, referentes à mobilidade elétrica, conforme deliberação ocorrida no passado dia 18 de julho de 2024.

As medidas em questão vão em direção contrária aos esforços globais em termos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Lembramos V. Exa(s) que a promoção da mobilidade elétrica é fundamental para:
- Reduzir a poluição ambiental: A transição para veículos elétricos é crucial para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde pública;
- Incentivar a inovação tecnológica: Medidas de apoio à mobilidade elétrica estimulam a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, posicionando o Funchal como uma cidade moderna e progressista;
- Promover a sustentabilidade: O uso de veículos elétricos é uma peça chave para atingir metas de desenvolvimento sustentável e combater as mudanças climáticas;
- Fomentar um turismo sustentável: Uma cidade que apoia uma mobilidade verde, atrai turistas conscientes, que buscam destinos comprometidos com a proteção ambiental.

As deliberações recentes, infelizmente, desincentivam a adoção de veículos elétricos através de barreiras que incluem, mas não se limitam a restrições de estacionamento e taxas elevadas para o estacionamento nos parques geridos pela CMF, para os quais já não disponibiliza cartões pré-pagos. Estas medidas prejudicam não só os cidadãos que optaram por uma alternativa de transporte mais limpa, mas também o compromisso da nossa cidade com um futuro sustentável.

Solicitamos, portanto, que a Câmara Municipal do Funchal:
- Reavalie e reverta as medidas penalizadoras e discriminatórias recentemente implementadas;
- Promova maiores incentivos para o uso de veículos elétricos, como o estacionamento preferencial e a isenções de taxas;
- Assuma o compromisso de desenvolver mais e melhores políticas que beneficiem a mobilidade, cada vez mais caótica no Funchal, tendo em conta o ambiente e os cidadãos que de forma consciente, comprometeram-se com a proteção ambiental através de uma mobilidade verde;
- Acreditamos que o recuo nas medidas atuais e que o incremento das políticas de apoio à mobilidade elétrica, beneficiarão toda a população do Funchal, bem como as futuras gerações.

Assine esta petição para mostrar seu apoio a uma cidade mais verde, justa e inovadora!



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 27 julho 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
75 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.