Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Recuperação e valorização patrimonial do fornos comunitários da Mina de São Domingos

Para: Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mértola

O Pão é símbolo do Alentejo, quer pelos aspetos gastronómicos, quer pela ligação cultural e patrimonial que exerce nas suas gentes.

Na Mina de São Domingos existe um conjunto notável de fornos comunitários de enorme valor histórico e patrimonial, numa aldeia em que praticamente a propriedade privada era inexistente e o pão era indubitavelmente a base da alimentação. O recurso aos equipamentos comunitários, particularmente os fornos, era o garante dos mínimos de sobrevivência de uma população empobrecida.

Com o passar do tempo, quer pelo êxodo populacional que se verificou após o encerramento da mina, quer pelo avanço civilizacional que levou até à aldeia a eletricidade (anos 70) e a água canalizada (anos 90), quer com a distribuição de pão produzido nas grandes panificadoras, os fornos comunitários foram perdendo importância e foram caindo no abandono e na ruína, embora nunca tenham caído no esquecimento.

Agora, numa altura em que as referências patrimoniais e históricas constituem um importante fator de identificação e diferenciação sociocultural, assim como uma potencial atração no domínio do turismo sustentável, a recuperação e valorização patrimonial dos fornos comunitários da Mina de São Domingos deverão ser uma realidade a breve prazo.

Assim, os abaixo assinados solicitam:

1. A recuperação de todos os fornos comunitários existentes na Mina de São Domingos;
2. A classificação de todos os fornos comunitários da Mina de São Domingos como “Imóveis de
Interesse Municipal”.
3. A criação de eventos que promovam a utilização e dinamização desse património quer a nível
regional, quer a nível suprarregional, aproveitando o prestígio do Pão Alentejano em geral e do Pão
de Mértola, em particular, que tantos prémios tem granjeado.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 26 julho 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
45 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.