" Colégio dos Olivais" ao serviço da Educação e da Comunidade
Para: Sua Excelência, Senhor Presidente da República, Sua Excelência Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro, Senhor Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Senhor Presidente da Comissão Parlamentar da Educação, Senhor Presidente do Conselho Nacional de Educação, Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Senhor Presidente da junta de Freguesia do Parque das Nações, Senhora Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Associações de Pais do Agrupamento de Escolas
PETIÇÃO PÚBLICA
Há momentos em que devemos fazer ouvir as nossas vozes a quem tem a força e o dever de decidir. Viver a realidade é o melhor rastilho que, antes ou depois de uma qualquer indignação justificada, e esse tempo já foi há muito ultrapassado, como se descreverá, para fazer convergir a urgência da solução que se propõe para uma realidade que dela precisa.
O problema com os apoios aos docentes deslocados em Lisboa, provenientes de outros pontos do país, é um assunto que nos toca a todos. A procura de soluções variadas, já parcialmente implementada, é comprovadamente insuficiente e cara e não nos dispensa de darmos o nosso contributo em tal matéria, na medida dos meios ao nosso alcance.
Sem querermos qualificar a omissão, embora demasiado evidente e chocante, a verdade é que dispomos de um edifício contíguo à Escola Secundária de Eça de Queirós, o antigo Colégio dos Olivais, que na década de 80 foi integrado na Escola para ser utilizado como espaço de aulas, Biblioteca, Refeitórios e outros serviços docentes e administrativos, e que, desde meio da década de 90, se encontra ao abandono e em avançado estado de degradação, sem qualquer tipo permanente de serviço ou apoio à escola e à comunidade envolvente.
A Parque Escolar, agora Construção Pública, recusou disponibilizá-lo para albergar os alunos do 5.º e 6.ºs anos, quando a Escola Básica ainda se encontrava por construir.
Neste momento, de nada serve, encontrando-se entaipado e vedado, numa espécie de réplica do que de pior se pode oferecer à vista humana, a lembrar os” muros” que queremos ver desaparecer na Europa, mas que a mesquinhez paroquial dos “donos” parece querer manter neste país.
Chegou o tempo de exigirmos a mudança desta paralisia que nos envergonha a todos.
Neste sentido, vimos pedir a V. Exas que tomem posição e que intervenham seguindo a sugestão que deixamos:
1.º Reabilitação integral do edifício do antigo Colégio dos Olivais e zonas envolventes.
2. Que o R/C e o 1.o andar, com entrada pela Rua Cidade de Benguela, seja destinada a alojamento transitório de docentes em mobilidade em Lisboa, por ter todas as infraestruturas adequadas (casas de banho, espaço para quartos com casa de banho privativa, sala de refeições e um pequeno ginásio), desde que devidamente intervencionadas.
3. Que todos ao andares inferiores e independentes, com entrada pela Escola Secundária Eça de Queirós, sejam confiados à direção da mesma, para albergar os cursos profissionais e outras ofertas culturais e artísticas à comunidade escolar e envolvente, por esta ser deficitária em tais áreas e poder ser uma mais-valia para os cursos profissionais de Multimédia, Teatro, Expressão Dramática e outros.
Estamos certos de que a expressão de vontade da parte dos subscritores vai provocar em V. Exas a adesão e vontade políticas que transformarão em trabalho prático, mediante uma intervenção que não é apenas necessária, mas urgente, atentas as finalidades apontadas e que são hoje para todos nós um dever de consciência e de justa utilização dos bens que são de todos.
Lisboa, 29 de junho de 2024
A Diretora do Agrupamento de Escolas de Eça de Queirós
|
Assinaram a petição
184
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|