Médicos de Família para a Caranguejeira
Para: Conselho de Administração da ULS RLeiria
A Vila da Caranguejeira é uma freguesia com cerca de 4330 habitantes e com uma Unidade de Cuidados de Saúde primários com novas instalações, mas sem médicos. A UCPS tem por missão a prestação de cuidados personalizados à população inscrita na área geográfica definida, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e continuidade dos mesmos.
Os cuidados de saúde primários constituem um elemento central do serviço nacional de saúde e, assumem numa perspetiva integrada e de articulação com outros serviços, importantes funções de promoção da saúde e prevenção da doença, de prestação de cuidados de saúde e acompanhamento de qualidade e proximidade às pessoas. O médico de família é o médico especialista que trabalha habitualmente nos cuidados de saúde primários e, é responsável por acompanhar utentes desde o início até ao fim de vida, nas diferentes circunstâncias da vida, sendo por isso aquele que melhor conhece e aconselha o utente, assumindo um papel primordial e imprescindível na saúde dos cidadãos.
Assim, considerando que, segundo a Lei de Bases da Saúde, de 4 setembro (Lei n° 95/2019) o Estado deve garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação, garantir, também, uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde e, ainda segundo o mesmo documento (n°2 da Base 4 da Lei de Bases da Saúde) são fundamentos da política de saúde, a promoção da saúde e a prevenção da doença e, que essa é uma missão dos cuidados de saúde primários que não se encontram assegurados na nossa Unidade. Os assinantes desta petição pretendem assegurar médico de família para todos os habitantes da Vila da Caranguejeira.