Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CONTRA A REDUÇÃO DE HORÁRIO DOS CTT NAS FREGUESIAS

Para: Ao Governo

“Redução de horário dos Postos de Correios nas Freguesias”


Tendo em conta que as Juntas de Freguesia são órgãos do Poder Local e representam um espaço privilegiado de contacto com as populações, e considerando que a prestação de serviços postais é uma prática enraizada nas Freguesias há já muitos anos, com muitas juntas a adaptarem e desenvolverem as suas instalações e recursos humanos para melhor servir os seus fregueses, não podemos aceitar as recentes decisões unilaterais dos CTT, que não incluíram qualquer forma de negociação ou diálogo.

Por meio deste documento, a Freguesia de Alqueidão expressa a sua forte oposição à proposta de alteração contratual apresentada pelos CTT - Correios de Portugal, S. A., que visa a redução de horário e, consequentemente, o valor de pagamento à nossa freguesia.

É importante salientar que a Freguesia de Alqueidão assim como muitas outras Freguesias do País, cumpre rigorosamente todas as obrigações estabelecidas no protocolo entre os CTT e a ANAFRE, assim como no contrato de prestação de serviços e seu subsequente aditamento.

Comprometeram-se a honrar os termos estabelecidos e a colaborar com os CTT para garantir a eficiência na prestação dos serviços postais nas Freguesias.

Acreditamos firmemente que a redução proposta no horário de funcionamento terá um impacto negativo significativo na nossa comunidade, agravando ainda mais as disparidades entre áreas urbanas e rurais e prejudicando o acesso dos cidadãos aos serviços postais essenciais. O acesso a um serviço postal adequado é um direito fundamental, e qualquer redução no horário de funcionamento compromete esse direito, especialmente para as áreas rurais que já enfrentam desafios adicionais de acesso a serviços básicos.

Além disso, a redução no valor de pagamento às Freguesias também é motivo de preocupação, pois pode afetar a capacidade de fornecer serviços e infraestrutura adequados aos cidadãos. Embora algumas Freguesias estejam dispostas a renegociar/aceitar uma redução no valor de pagamento, mantendo as 7 horas diárias de funcionamento, lamentamos que essa proposta tenha sido recusada pelos CTT.

Ainda de destacar o recente anúncio de aumento nos preços do serviço universal pelos CTT, o que só agrava ainda mais a situação.

Portanto, solicitamos que os CTT reconsiderem a sua proposta de alteração contratual e mantenham os horários de funcionamento dos serviços postais nas Freguesias que assim o entenderem conforme atualmente estabelecido. Estamos abertos ao diálogo e à busca de soluções que atendam às necessidades de ambas as partes, sempre priorizando o acesso equitativo aos serviços postais para todos os nossos cidadãos.

Esperamos que esta manifestação seja acolhida com seriedade e responsabilidade pelos CTT e que possamos encontrar juntos uma solução que preserve os direitos e interesses da nossa comunidade.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 07 junho 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
65 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.