VAGAR TAMBÉM PARA PEÕES EM ÉVORA
Para: Presidente da Câmara de Évora, Vereadores e Vereadoras e Membros da Assembleia Municipal de Évora
Exm.Sr Presidente da Câmara de Évora,
Ex.mos Vereadores e Vereadoras
Ex.mos Membros da Assembleia Municipal
Nós, os cidadãos, abaixo-assinados , estamos fortemente empenhados em conseguir ver aplicado, no centro histórico da nossa cidade, um
LIMITE DE VELOCIDADE DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL, DE DEZ QUILÓMETROS POR HORA PARA O CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA
O centro histórico representa um valioso património histórico e cultural que deve ser protegido e preservado. Infelizmente, porém, enfrentamos problemas de trânsito que não só ameaçam a segurança dos peões, mas também prejudicam o ambiente histórico único.
„Submeter […] a mobilidade urbana ao automóvel e criar factores de atracção para a sua utilização, colide com os valores ambientais, amplia as carências energéticas, compromete a conservação do património construído, contraria as características pedonais da cidade, anula a fruição tranquila do Centro Histórico e reduz o potencial económico do património – aspectos que as políticas internacionalmente reconhecidas para as cidades históricas justamente valorizam.“ (pro-evora.org)
É por isso que propomos e solicitamos a aplicação de algumas medidas que passamos a apresentar:
1. A introdução de um limite de velocidade para 10km/h em todo o centro histórico. Isso ajudaria a garantir a segurança dos pedestres e proteger o ambiente histórico.
2. A instalação de sinalização e marcações de trânsito adequadas para consciencializar os condutores dos veículos sobre o novo limite de velocidade.
3. A implementação de fiscalizações regulares pela Polícia Municipal, a fim de fiscalizar o cumprimento do limite de velocidade de circulação e o cumprimento das proibições de estacionamento de acordo com o Código da Estrada e punir as infrações. Particularmente nos trajetos mais visitados, por exemplo no início da R. Romão Ramalho!
4. Apoiamos também a criação de zonas de convivência ou residenciais (Placa H46): Rua da Moeda, Rua dos Mercadores, Rua do Raimundo, R. Romão Ramalho, R. Miguel Bombarda, R. do Muro, R. das Fontes, R. da Mouraria, R. Ramalho Ortigão, R. Gil Vicente, Tv. Afonso Soares, para sugerir algumas.
Aqui estão alguns argumentos, que consideramos convincentes para a introdução de um limite de velocidade para 10km/h:
1. Segurança dos pedestres: O centro histórico é caracterizado por ruas estreitas, prédios históricos e praças movimentadas. Reduzir a velocidade do veículo para o ritmo de caminhada pode ajudar a evitar situações potencialmente perigosas, especialmente em passagens estreitas e áreas com elevada circulação de pedestres.
2. Preservação do ambiente histórico: Os veículos em movimento rápido contribuem frequentemente para a poluição sonora e para a degradação da paisagem histórica da cidade. Um limite de velocidade para 10km/h ajudaria a preservar a paz e o encanto do centro histórico e a criar uma atmosfera mais agradável para residentes e visitantes.
3. Promover o turismo: Muitas pessoas visitam o centro histórico para conhecer seus locais históricos e sua atmosfera única. Ao introduzir um limite de velocidade para 10km/h, poderíamos garantir que os turistas passassem a ter a oportunidade de desfrutar da beleza e da riqueza cultural do centro histórico em paz e segurança.
4. Protecção ambiental: A redução da velocidade do veículo conduz normalmente a um menor consumo de combustível e, portanto, a uma redução da poluição atmosférica e das emissões de CO2. Isto ajudaria a minimizar o impacto ambiental no centro histórico e a melhorar a qualidade de vida de todos.
Acreditamos firmemente que a introdução de um limite de velocidade para 10kmh no centro histórico trará muitos impactos positivos, desde a segurança dos peões até à promoção do turismo e à protecção do ambiente.
Apelamos a V. Exas, que considerem seriamente esta petição e que optem por aplicar estas, ou semelhantes medidas para preservar a segurança e o encanto da nossa antiquíssima cidade.
Fontes: https://pro-evora.org/pt/index.php/comunicados/arquivo/info-10/17-um-plano-sem-historia-e-comprometedor-do-futuro
Atenciosamente,
[Assinaturas]
|
Assinaram a petição
15
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|