ABERTURA AO PÚBLICO DO CALHAU DA LAPA - CAMPANÁRIO - MADEIRA
Para: Assembleia Regional da Madeira
A fundação do Calhau da Lapa remonta o Sec. XV, e até a primeira metade do sec. XX era o porto de entrada e saída de pessoas e de mercadorias. A actividade comercial, piscatória e residencial, desenvolvia-se pelas 38 casas, a maior parte delas escavadas na rocha.
No Sec. XXI o Calha da Lapa passou a ser uma das jóias escondidas da Ilha da Madeira, com a sua praia de água límpidas, silêncio e a tranquilidade que um certo isolamento, torna o espaço único, para viver o momento e recordar para a vida.
Sucede que no mês maio de 2022 o Governo Regional da Madeira encerrou o Calhau da Lapa, com o objectivo de realizar um relatório técnico, a ser emitido pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil, sobre a escarpa do Calhau da Lapa.
Passado mais de dois anos o Calhau da Lapa continua ENCERRADO, sem relatório técnico, com o fundamento que estão à espera que seja emitido o relatório do Laboratório Regional de Engenharia Civil.
Todos os anos, na Ilha da Madeira, caem rochas das escarpas.
Nos últimos dois anos várias foram as localidades da Ilha da Madeira que houve queda de rochas das escarpas, algumas delas provocando danos materiais.
Não se compreende esta dualidade de critérios, em relação ao Calhau da Lapa e o resto da Ilha da Madeira.
Esta petição tem por objectivo ser discutido na Assembleia Regional da Madeira a abertura do Calhau da Lapa ao mundo.