DOENTES FIBROMIÁLGICOS IGNORADOS
Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República
Eu, Fernanda Margarida Neves de Sá, Diretora e Coordenadora do NIAF- presidi a primeira Associação Portuguesa de Doentes com Fibromiálgia do país - APDF, tendo iniciado esta atividade em 2002.
Atualmente, coordeno e dirijo o Núcleo de Intervenção e Apoio à Fibromialgia (NIAF), mantendo ativa a Página do Facebook - Fibromiálgicos Unidos Pela Saúde, tendo como objetivo principal apoiar os doentes em todas as frentes das suas necessidades, sendo elas de informação permanente e atualização de toda a conduta apresentada pelo Ministério da Saúde, entre outros.
A iniciativa desta Petição parte do "barómetro" cedido por estes doentes, com queixas diárias e sem sinais de evolução por parte da classe Médica, mantendo-se o incumprimento da Norma Diagnóstica D.G.S. Nº 017 de 2017, destinada a esta patologia, legalmente reconhecida pela D.G.S e até hoje ignorada.
A retaguarda apresentada pelo país mantem-se insuficiente à necessidade destes doentes:
1. - Falta de condições laborais adaptadas.
2. - Ausência de orientação e informação por parte das Juntas Médicas dirigidas para esta patologia, comprometendo a integridade destes doentes, sendo os mesmos sujeitos a um negativo impacto familiar, social e emocional.
3. - Atualização da Lei Regente dirigida ao Apoio Social prestado a esta patologia.
Esperançosos no estudo devido sobre este tema na Assembleia da República, aguardamos a Vossa decisão.
Fernanda Margarida Neves de Sá