Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

DOENTES FIBROMIÁLGICOS IGNORADOS

Para: Para: Ex.mo Senhor Presidente da República

DOENTES FIBROMIÁLGICOS IGNORADOS

Para:

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Fernanda Margarida Neves de Sá, com o cartão de Cidadão Nº 00961456, Diretora e Coordenadora do "Núcleo de Informação e Apoio à Fibromialgia", após ter sido suspensa a "APDF" (Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia" , a fim de ter sido iniciada uma Investigação na Faculdade de Farmácia do Porto, com o fim de um estudo prometedor da "Citicolina" (que a Covid 19 bloqueou a progressão desse estudo) vem expor a Vossa Excelência o seguinte:

Os doentes fibromiálgicos do país, legalmente considerados como doentes crónicos, estão a ser cada vez mais ignorados, desrespeitados (há Profissionais de Saúde que continuam a declarar que a doença não existe), provocando sérias e graves situações físicas e emocionais pela desinformação existente sobre esta patologia. Os interesses da Classe Médica crescem vergonhosamente, sem nada, nem ninguém que os impeça.

É desconhecida a "Norma Diagnóstica D.G.S. Nº 017 de 2017", destinada à Fibromialgia, desobedecendo ao que está legalmente declarado, ou seja, "Todas as Normas são de obrigatório cumprimento". Após uma Audiência na D.G.S. em Junho de 2023, nada foi feito nesse sentido.
Perante a APDF, foi-nos prometida em Audiência do Governo do PSD e após sermos recebidos na Comissão Parlamentar da Saúde por duas vezes, foi rejeitada a aceitação legal desta patologia como doença incapacitante. Foi, pois, prometida a formação de três Juntas Médicas (Norte, Centro e Sul), especificamente criadas para esta patologia de forma a ser efetuada a averiguação do grau de incapacidade de cada doente.

Esperançosos no estudo devido sobre este tema na Assembleia da República, aguardamos a Vossa decisão.


Fernanda Margarida Neves de Sá



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 11 maio 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
3 843 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.