Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Criação de Santuário para a Proteção de Colónias de Gatos em Oeiras

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Exma. Sra. Presidente da União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Exmo. Sr. Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Exma. Sra. Diretora do departamento de bem-estar dos animais de companhia do ICNF

Pela criação de um Santuário destinado a gatos de colónias ameaçadas em Oeiras.

A pressão urbanística que se faz sentir nas zonas urbanas, como Oeiras, obriga a encontrar respostas que garantam a sobrevivência dos gatos das colónias georreferenciadas e alvo de programas CED (Captura-Esterilização-Devolução), sempre que os seus territórios se encontrem em risco.

É improrrogável a tomada medidas de proteção da colónia de gatos residente no espaço da antiga Fundição de Oeiras, em Oeiras, na freguesia de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, através da criação de um Santuário.

A iminente requalificação deste espaço, que dará lugar a um complexo urbanístico de grandes dimensões, torna fundamental que o Município adote uma postura firme e ativa com medidas urgentes na proteção da colónia de gatos ali residente há mais de 30 anos.

Solicitamos, respeitosamente, que o Município conceda à MIAR um terreno camarário adequado, na mesma zona, para a criação imediata de um santuário destinado a abrigar essa e outras colónias de gatos que se encontrem em circunstâncias semelhantes.

Aqueles que estão familiarizados com as características desta espécie sabem que não é simples deslocalizar uma colónia. Em operações desse tipo, muitos animais desaparecem, e a maioria morre por ficar desorientada longe de seu território.

É imprudente perder tempo a verificar se existe a necessidade de intervenção quando esta é óbvia, seja implementando o projeto previsto ou qualquer outro que venha a requalificar o espaço da antiga Fundição de Oeiras. É imperativo agir sem demora, aguardar pelo início dos trabalhos de requalificação para agir é condenar esses animais.

A Associação MIAR está totalmente comprometida e capacitada para gerir esse espaço, assumindo todas as responsabilidades necessárias para garantir o cuidado integral e o bem-estar desses animais assegurando-lhes o melhor destino possível.

Este é um momento crucial para que Oeiras demonstre seu compromisso com a proteção e o respeito pelos animais, promovendo uma convivência responsável entre humanos e animais. A criação de um santuário não atende apenas às necessidades imediatas da colónia, mas também será um exemplo inspirador para outros municípios, além de representar um marco de inovação e progresso a nível nacional e internacional. Não se trata apenas de responsabilidade social, mas sim de uma oportunidade significativa para Oeiras liderar uma abordagem ética que promova valores que prezam o bem-estar de todas as formas de vida.

Encontramo-nos à disposição para colaborar ativamente e para fornecer qualquer informação adicional necessária.

MIAR – Associação Movimento de Intervenção em Animais de Rua
www.miar.pt



Qual a sua opinião?

Criação de Santuário para a Proteção de Colónias de Gatos em Oeiras, para Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Exma. Sra. Presidente da União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Exmo. Sr. Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Exma. Sra. Diretora do departamento de bem-estar dos animais de companhia do ICNF foi criada por: MIAR - Associação Movimento de Intervenção em Animais de Rua.
Esta petição foi criada em 11 maio 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 236 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.