Criação de Santuário para a Proteção de Colónias de Gatos em Oeiras
Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Exma. Sra. Presidente da União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Exmo. Sr. Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Exma. Sra. Diretora do departamento de bem-estar dos animais de companhia do ICNF
Pela criação de um Santuário destinado a gatos de colónias ameaçadas em Oeiras.
A pressão urbanística que se faz sentir nas zonas urbanas, como Oeiras, obriga a encontrar respostas que garantam a sobrevivência dos gatos das colónias georreferenciadas e alvo de programas CED (Captura-Esterilização-Devolução), sempre que os seus territórios se encontrem em risco.
É improrrogável a tomada medidas de proteção da colónia de gatos residente no espaço da antiga Fundição de Oeiras, em Oeiras, na freguesia de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, através da criação de um Santuário.
A iminente requalificação deste espaço, que dará lugar a um complexo urbanístico de grandes dimensões, torna fundamental que o Município adote uma postura firme e ativa com medidas urgentes na proteção da colónia de gatos ali residente há mais de 30 anos.
Solicitamos, respeitosamente, que o Município conceda à MIAR um terreno camarário adequado, na mesma zona, para a criação imediata de um santuário destinado a abrigar essa e outras colónias de gatos que se encontrem em circunstâncias semelhantes.
Aqueles que estão familiarizados com as características desta espécie sabem que não é simples deslocalizar uma colónia. Em operações desse tipo, muitos animais desaparecem, e a maioria morre por ficar desorientada longe de seu território.
É imprudente perder tempo a verificar se existe a necessidade de intervenção quando esta é óbvia, seja implementando o projeto previsto ou qualquer outro que venha a requalificar o espaço da antiga Fundição de Oeiras. É imperativo agir sem demora, aguardar pelo início dos trabalhos de requalificação para agir é condenar esses animais.
A Associação MIAR está totalmente comprometida e capacitada para gerir esse espaço, assumindo todas as responsabilidades necessárias para garantir o cuidado integral e o bem-estar desses animais assegurando-lhes o melhor destino possível.
Este é um momento crucial para que Oeiras demonstre seu compromisso com a proteção e o respeito pelos animais, promovendo uma convivência responsável entre humanos e animais. A criação de um santuário não atende apenas às necessidades imediatas da colónia, mas também será um exemplo inspirador para outros municípios, além de representar um marco de inovação e progresso a nível nacional e internacional. Não se trata apenas de responsabilidade social, mas sim de uma oportunidade significativa para Oeiras liderar uma abordagem ética que promova valores que prezam o bem-estar de todas as formas de vida.
Encontramo-nos à disposição para colaborar ativamente e para fornecer qualquer informação adicional necessária.
MIAR – Associação Movimento de Intervenção em Animais de Rua
www.miar.pt
|
Assinaram a petição
1 393
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|