Suspenção da pesca aos fins de semana

Para: Ministério da Agricultura e Pescas, Presidente da República, Primeiro Ministro, e Assembleia da República

Com vista à garantia do futuro, é urgente atuarmos no presente. A gestão de recursos quer humanos como materiais, hoje, é uma ferramenta que nos permitirá agregar valor e poupar tempo minimizando o impato no meio ambiente.

Propomos a suspensão da pesca no período compreendido entre as 22:00 horas de sexta-feira e as 22:00 horas de domingo, em águas interiores não marítimas sob jurisdição das capitanias dos portos do continente e nas águas sob soberania ou jurisdição nacionais da divisão 9 definida pelo CIEM por embarcações licenciadas para a pesca nessas zonas.

No período de suspensão e zonas referidas, é interdita a captura, a manutenção a bordo e a descarga de pescado, devendo as embarcações licenciadas exclusivamente para a pesca nessas águas permanecer em porto.

Esta suspensão não se aplica às embarcações licenciadas para operar com palangre de superfície no âmbito da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT).

As embarcações licenciadas para operar fora das águas sob jurisdição e soberania nacionais ficam proibidas de proceder à descarga de pescado em portos do continente durante o período compreendido entre as 22:00 horas de sexta-feira e as 24:00 horas de segunda-feira.

Com estas medidas acreditamos que se garantirá no futuro um universo de espécies marítimas em larga escala, possibilitando capturas mais rentáveis com menos recursos envolvidos.

Esta petição foi criada em 07 maio 2024