NÃO aos 3 dias de desfiles do grupo especial no Rio de Janeiro
Para: Riocarnaval, Liesa, Prefeitura do Rio de Janeiro, Camara de Vereadores do Rio de Janeiro
Entendemos que o carnaval é um negócio e deva gerar receita/lucro. Entretanto isso não deve acontecer rompendo-se com as raízes e as tradições históricas da festa. Dividir o desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro privilegia o lucro dos já ricos empresários que atuam no carnaval em detrimento das necessidades do sambista e desejos do povo - que é quem faz a festa e para quem é a festa.
NÃO AOS 3 DIAS DE DESFILES DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO. Se você também é contra, por favor, assine e divulgue!
O Carnaval é uma festa do POVO para o POVO e o POVO não foi ouvido sobre essa proposta de mudança. Se você também é contra e quer se fazer ouvir, ASSINE essa petição e DIVULGUE o link nas suas redes sociais pedindo assinaturas. Apenas assinar não será o suficiente para nos fazermos ouvir. Precisamos da AJUDA de todos para uma maior divulgação e adesão a esta petição.
SALVEM O CARNAVAL CARIOCA!!! DIGAM NÃO À "PLABOYLIZAÇÃO" DO CARNAVAL DO RIO!!!!
***********************************************************************
Na segunda-feira, 6/maio, a RioCarnaval divulgou que o desfile do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro será realizado em 3 dias a partir de 2025, com a apresentação de 4 escolas de samba por dia e atrações "especiais" para manter o público no sambódromo após os desfiles.
Imediatamente houve uma gigantesca reação na internet/ redes sociais dado que este anúncio ocorreu em meio à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul e sem prévio debate com a sociedade, ignorando-se por completo que o carnaval é uma festa do povo e para o povo.
Embora a comunicação desta mudança tenha sido maquiada com anúncio de vantagens que muitos creem não irão se concretizar, a falta de debate com a sociedade ignorou vários temas relevantes que não serão endereçados na mudança, por exemplo, o aumento dos custos de aquisição de ingressos para quem desejar ver os 3 dias de desfiles, aumentos de custos de logística e alimentação e, para a grande maioria que é de não-herdeiros, trabalhar no dia seguinte (quarta-feira de cinzas) após desfiles na terça-feira.
Deve-se considerar também os impactos negativos que essa mudança provoca em todo carnaval, com a alteração do desfile das escolas mirins para um dia útil ao invés de desfilar no feriado da terça e com o possível esvaziamento do carnaval da Intendente Magalhães que já sofre pela falta de investimentos e a situação tenderá a se agravar.
Há muitos outros motivos levantados que justificam questionar ou no mínimo debater soluções antes de se implementar impositivamente uma mudança desse tipo numa festa que é do povo. Claramente esta mudança privilegia somente o lucro dos já ricos empresários que atuam no carnaval, principalmente em relação aos camarotes com venda de ingressos na Sapucaí, dos quais, participantes da RioCarnaval/Liesa, são sócios.
|
Assinaram a petição
1 435
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|