Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela cedência permanente do Centro Social de Santa Engrácia

Para: Fundação D. Pedro IV

Nos 50 anos do 25 de Abril, nasceu o Centro Social e Cultural de Santa Engrácia, num edifício vazio da Fundação D. Pedro IV. Queremos que este espaço de apoio mútuo, convívio, cultura e serviço ao bairro continue a existir nesta localização, em vez de dar lugar a mais especulação imobiliária!

Desde a inauguração do centro social no dia 25 de Abril, este espaço passou de um edifício abandonado por 15 anos a um vibrante centro de convívio, apoio mútuo para a comunidade e vizinhança. Enquanto voluntários, limpámos e organizámos o espaço; servimos centenas de refeições gratuitas na cantina comunitária; projetámos documentários, tocámos música, programámos performances artísticas; organizámos oficinas e atividades para crianças; passámos tempo no jardim a conversar e construir comunidade; e conversámos sobre que mundo queremos construir juntes.

Ao fim de uma semana, a polícia despejou-nos do espaço sem apresentar mandado judicial. Sem a nossa luta, voltará a ser um edifício abandonado, ou será convertido em mais um condomínio de luxo. A cidade precisa de mais espaços de convívio e comunidade, não de mais especulação imobiliária. Por isso, queremos que o Centro Social de Santa Engrácia continue a existir neste espaço, para apoiar a vida de bairro e cumprir a missão social que a Fundação D. Pedro IV diz ser sua.

Temos o apoio da vizinhança. Planeamos construir, colaborativamente e envolvendo sempre todas as pessoas do bairro, um centro social para todas as idades. Queremos oferecer atividades como pintura e cerâmica, uma cantina social, convívios para partilha de histórias e jogos de tabuleiro e cartas, um jardim e horta comunitários, uma loja livre, um circo social e acompahamento e segurança no bairro.

Se apoias este projeto e queres apoiar uma cidade mais justa, mais comunitária, de todes e para todes, assina esta petição!



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 03 maio 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2 268 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.