Atribuição do nome «Francisco Bivar» à ponte rodoviária Portimão/Parchal

Para: Assembleia Municipal de Portimão

A Câmara Municipal de Portimão ainda não acabou de pagar uma dívida de gratidão desta cidade à memória do Visconde de Bivar.
Volvidos 82 anos desde a sua última homenagem oficial, erigindo-lhe um busto em bronze, no jardim da praça, que já tinha o seu nome e que no pós 25 de abril passou a chamar-se Praça Manuel Teixeira Gomes, nada mais foi feito para manter vivo o seu legado às gerações que se sucederam.

Chegou o momento de lhe prestar nova homenagem.

Francisco de Almeida Coelho de Bivar, nasceu em Portimão em 9 de Janeiro de 1824 e faleceu em Lisboa no dia 3 de Janeiro de 1890. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, assentou banca de advogado em sua terra onde ganhou as simpatias gerais dos seus conterrâneos, que o elegeram deputado em diversas legislaturas. Recebeu o título de Visconde, foi Par do Reino e Conselheiro do Tribunal Contas.

A sua obra, tão fecunda não só para a cidade de Portimão como também para todo o resto da província do Algarve, a quem ficou devendo uma boa parte das suas linhas de comunicação, tais como estradas, caminhos de ferro, cais e fundamentalmente a ponte rodoviária sobre o rio Arade a ligar Portimão ao Parchal.
Recorde-se igualmente a sua vontade concretizada de doar o seu palácio à Câmara Municipal de Portimão e de ter doado avultada soma ao antigo Hospital da Misericórdia.

Perante isto, o conjunto de cidadãos subscritores desta Petição pretende que a velha e renovada ponte inaugurada em 1875 receba, no ano em que se festeja o 1.º Centenário da cidade de Portimão, o nome do seu maior e efetivo impulsionador, considerando justíssima esta homenagem póstuma e a reparação histórica de um esquecimento.

Carlos Alberto Osório

Esta petição foi criada em 20 abril 2024