Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Beato: pedido de melhoria das condições de segurança e higiene pública

Para: Câmara Municipal de Lisboa e Junta de Freguesia do Beato

Os abaixo assinados, residentes e comerciantes na freguesia do Beato, dirigimo-nos respeitosamente à Câmara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia do Beato, com o propósito de solicitar a intervenção urgente e a atenção para as deficitárias condições de higiene e saúde pública, bem como de segurança, no espaço público envolvente, conforme descrito nos pontos abaixo.

Vimos por este meio, na qualidade de membros ativos da comunidade local, expressar a nossa preocupação com a atual situação da nossa freguesia. Temos testemunhado um aumento significativo dos níveis de degradação e falta de segurança, com especial enfoque na Rua de Xabregas, na Estrada de Chelas com a Rua Sola a Chelas, na Rua Carlos Botelho, e arredores, que se agravou depois da chegada do centro de alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo na ala norte da antiga Manutenção Militar. É imperativo que sejam tomadas as medidas necessárias para abordar estes problemas de forma eficaz e urgente.

1) É recorrente depararmo-nos com pessoas a defecar e a urinar em vários pontos da rua, incluindo escadarias de prédios e galerias comerciais, criando um ambiente insalubre e com odores desagradáveis. Esta situação compromete a qualidade do espaço público e afeta a saúde dos residentes e visitantes.

2) Face a comportamentos agressivos e indevidos, provenientes de algumas pessoas em situação de sem-abrigo, como ameaças verbais e físicas dirigidas aos transeuntes, urge intervenção. Isto agravada quando os mesmos se encontram embriagados ou sofrem de problemas de saúde mental. Por isso, é primordial assegurar a segurança e o bem-estar de todos os membros da comunidade. Apelamos, por conseguinte, a um reforço do policiamento e a uma maior vigilância, visando restaurar a ordem e promover a tranquilidade dos residentes e comerciantes locais.

3) A falta de manutenção adequada resulta em espaços sujos, mau cheiro e lixo espalhado pelas ruas. É essencial implementar medidas para garantir a limpeza e a higiene adequadas do espaço público, de forma regular.

Assim, solicitamos à Câmara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia do Beato que adotem medidas urgentes para enfrentar estas preocupações. Pedimos um reforço do policiamento na área, iniciativas para melhorar a limpeza pública e a implementação de programas de apoio adequados para as pessoas em situação de sem-abrigo. É fundamental que a nossa comunidade se sinta segura e integrada na sua freguesia e bairros.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 09 abril 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
358 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.