Sjogren:olhos secos, olhos doentes

Para: Exmo Senhor da Assembleia da Republica; Primeiro Ministro; Ministro da Saúde; Infarmed

Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto imune crónica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos, infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de salivas e lágrimas.
Esta doença tem como principais características a secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar outros órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Provocam também fadiga e dor nas articulações, que podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.
Estima-se que 4 milhões de americanos tenham a SS, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com SS são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costumem estar na menopausa ou ainda mais velhas, SS pode ocorrer também em crianças, adolescentes e adultos jovens. Mulheres jovens com SS podem apresentar complicações na gravidez.
Infelizmente, não existe ainda uma terapêutica que melhore globalmente todos os aspetos da doença, mas com uma abordagem multidisciplinar é possível melhorar a qualidade de vida do doente e o prognóstico da doença.
O tratamento depende dos sintomas e do seu grau de severidade. A SS pode não representar risco de vida iminente, mas provoca profundas alterações na vida do paciente. Contudo, com uma conduta terapêutica apropriada, a qualidade de vida pode em muito ser melhorada.
Lágrimas artificiais e substitutos de saliva podem amenizar os sintomas de ressecamento.
A secura ocular, em particular pode causar sérias lesões na córnea, que resultam em uma sensação de arranhado ou irritação, e a falta de lágrimas pode causar lesões permanentes nos olhos.
De salientar o medicamento IKERVIS que é um colírio que é usado para tratar adultos com queratite (inflamação da córnea, a camada transparente na parte frontal do olho) grave e nos doentes que sofrem de doença do olho seco. Este medicamento é hospitalar e se for comprado pelo doente custa mais de 100 euros. Apesar das tentativas dos oftalmologistas, nunca houve resposta por parte do Infarmed para que este medicamento fosse comparticipado.

Com esta petição, o que se pretende é que os medicamentos oftalmológicos como os antibióticos e os produtos oftalmológicos como as lágrimas artificiais sejam comparticipados pelo Estado. Estas ultimas são usadas diariamente e várias vezes ao dia como forma de evitar as lesões oculares que em ultima instancia podem levar à cegueira.
Neste sentido esta petição tem por objetivo melhorar a qualidade de vida destes doentes.
Por isso, assine a petição porque a saúde é um bem precioso e que não pode ser negligenciado.

Em nome de todos os doentes com Sindrome de Sjogren

ASSINE E PARTILHE