Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Estacionamento condicionado no centro de Torres Vedras.

Para: câmara Municipal de Torres Vedras

O condicionamento de estacionamento recente em Torres Vedras, leva a perguntas e respostas. O centro de Torres Vedras tem muitos edifícios sem parqueamento, seja na vertente de garagens subterrâneas seja na de logradouros, pátios interiores.

A Câmara da cidade vende bianualmente dísticos para moradores, que não têm nos espaços disponibilizados pela autarquia, espaço suficiente para os mesmos, obrigando estes a estacionar fora desses locais reservados a moradores e sujeitarem aos parquímetros e devidos custos, logo, pagam duas vezes e inviabilizando o principio do dístico.

Os moradores ao fim do dia, vindo do trabalho e retornando a casa, colmatavam de certa forma essa situação, estacionando os carros do lado contrario, parcialmente em cima dos passeios, tal como acontece em várias localidades, onde a dificuldade de parqueamento é igualmente real. Existe inclusive como se sabe, sinalização vertical nesse sentido, indicando essa forma de estacionamento nesses locais.

Face a isto esta petição pretende antes de mais questionar a autarquia, qual a solução que arranjou para os moradores, agora mais lesados com a colocação de pinos metálicos e outros, inviabilizando esse estacionamento?

Onde está a informação prestada pela autarquia a informar dessa solução?

Na falta de solução, pretende esta petição questionar, para quando uma solução, ou se pretendem não arranjar solução, mas continuar a usufruir dos rendimentos dos dísticos que de pouco ou nada servem, com um agravar das condições de estacionamento e pior, aumentar a despesa dos moradores com parquímetros e o ter de ir procurar potenciais locais a centenas de metros da habitação?!

Esta petição pretende igualmente referir que o modelo usado, embora potencialmente ilegal, em ruas estritamente habitacionais, com pouco ou nenhum comércio, em nada prejudicam o estacionamento parcialmente em cima do passeio.
Esta petição tem em consideração a locomoção bípede dos moradores e transeuntes, pois embora os passeios fiquem ocupados parcialmente ao fim do dia, principalmente, já que durante o dia e até às 19h a câmara faz o seu serviço de aplicação de multas, nessa realidade, multas essas que esta petição questiona da legalidade, tendo em conta que quem as aplica é a Promotorres e não a PSP. Mas não é este o tema da petição como sabido.

Não podemos agradar a todos nas decisões que temos de tomar, mas há que ter em conta que as decisões devem tomar em conta a sociedade ativa e não a inativa, esta última não fica condicionada pelo facto que aqui se aborda, já o contrario, condiciona em muito, pois as pessoas vêm ao final do dia cansadas do trabalho, muitas trabalhando longe de Torres Vedras, e ainda virem a essa hora gerir crianças com escolas, ATL e outras situações e chegar a casa e ter de pagar um dístico que não tem real validade, tendo que procurar onde estacionar, longe da habitação.
Parece-me uma total falta de respeito para com estes e apenas serve os inativos em suas potenciais pretensões de locomoção e outras questões de comodismo e egoísmo. O respeito pela sociedade inativa não se pode sobrepor, faltando ao respeito sobre aqueles que ainda trabalham e têm de se deslocar e no fundo são o motor da economia, acima de tudo.

Desta forma deixo esta petição para que todos os interessados e que se sintam igualmente prejudicados e desrespeitados, a possam assinar.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 19 março 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
117 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.